O Que Os Produtores De Música Precisam Saber Sobre Os Novos Mac M1 e MacOS Big Sur

O Que Os Produtores De Música Precisam Saber Sobre Os Novos Mac M1 e MacOS Big Sur

Redacção

Enquanto o lançamento dos novos Macs M1 da Apple está a gerar muitas manchetes por esse mundo fora, para os music makers que utilizam MacOS há uma questão bem maior: devem actualizar para o Big Sur, o mais recente sistema operativo da Apple?

A Apple está a transitar para longe dos processadores Intel, mas, sobre esta questão em particular, há uma resposta muito clara: actualizar para o Big Sur nesta fase não parece ser uma boa ideia.

Deixando de lado o facto de que qualquer novo sistema operativo terá inevitavelmente bugs e peculiaridades – algumas das quais podem ainda não ser aparentes – a grande questão é a da compatibilidade. Até teres a confirmação de que a tua DAW, plugins e hardware de áudio funcionam e são suportados no Big Sur, a actualização não é uma boa ideia, particularmente se estiveres no meio de um grande projecto e não quiseres arriscar qualquer perturbação.

Como nota secundária, para evitar uma actualização acidental para o Big Sur, o melhor é certificar se a opção de actualização automática na ferramenta de actualização de software está desligada.

Para quem estiver a pensar comprar um M1 Mac, há outra consideração: não só o software precisa de ser compatível com o Big Sur, como também precisa de ser actualizado para o estatuto ‘Universal’ para correr nativamente. Existe uma potencial solução sob a forma de Rosetta, uma tecnologia Apple que permite que as aplicações Intel-only funcionem em máquinas M1, mas ainda não se sabe que tipo de implicações isso tem no desempenho do computador.

Além disso, ainda não sabemos até que ponto estes novos Macs funcionam bem como máquinas de produção musical. Embora a Apple prometa um grande desempenho e uma maior duração da bateria, essas afirmações ainda não foram testadas. Na situação actual, muito poucas empresas além da Apple (Logic Pro e GarageBand) estão totalmente a par da velocidade. Eis um resumo do que alguns dos principais intervenientes estão a dizer sobre o assunto.

Steinberg | «Não só a Apple introduziu um novo sistema operativo mas também uma nova plataforma de hardware com o sistema Apple Silicon numa solução chip (SoC). Embora muitos dos nossos produtos sejam compatíveis com o MacOS Big Sur em sistemas baseados em Intel, por favor note que não podemos recomendar a utilização de sistemas baseados em Apple Silicon por enquanto até termos concluído os nossos testes ou lançado actualizações para tornar o nosso software e hardware compatíveis».

Native Instruments | «Embora alguns produtos da NI estejam prontos para o Big Sur, a maioria não está. Estamos actualmente a realizar testes sistemáticos com a versão de lançamento do macOS 11 (Big Sur), a fim de oferecer a compatibilidade total dos nossos produtos de software e hardware o mais rapidamente possível».

Universal Audio | «O software da UA, incluindo UAD, Apollo e LUNA não é actualmente compatível com o Big Sur. A compatibilidade do software da UA com o Big Sur está a ser minuciosamente testada, e a qualificação completa está a chegar em futuras actualizações de software. Recomendamos que aguarde até que a compatibilidade do software UAD com Big Sur seja anunciada antes de actualizar para este novo sistema operativo».

Spectrasonics | «Todos os quatro instrumentos virtuais Spectrasonics (Omnisphere 2, Trilian, Keyscape e Stylus RMX) são agora compatíveis e oficialmente suportados para uso em Mac OS11 Big Sur! Se tiver instrumentos Spectrasonics pode agora instalar e actualizar para a última versão disponível para utilizar os seus instrumentos no Mac OS11 Big Sur».

Slate Digital | «Estamos actualmente conscientes de algumas questões críticas utilizando produtos Slate Digital/All Access Pass em MacOS Big Sur. Pedimos a vossa paciência enquanto a nossa equipa de desenvolvimento resolve as questões e esperamos para actualizar o vosso sistema até anunciarmos o apoio oficial para macOS Big Sur».

Reason Studios | «O produto No Reason Studios é actualmente compatível com o chip M1 da Apple. Estamos a trabalhar para sermos compatíveis com o chip M1 da Apple no futuro».

Arturia | «Até que sejam realizados testes completos com a versão final do Big Sur, não podemos garantir total compatibilidade com todos os nossos produtos».

Plugin Alliance | «Temos o prazer de anunciar que todos os nossos produtos são compatíveis com a recente actualização MacOS Big Sur 11.0.1. Se já possui uma máquina com um novo Apple M1 Chip, ainda não estamos preparados para isso. Estamos actualmente a trabalhar arduamente para qualificar isto. Por favor, fique inscrito na nossa newsletter ou consulte regularmente as nossas FAQ’s online para obter informações sobre os requisitos do sistema operativo actual».

EGITANA