O regresso do Kaoss

Timóteo Azevedo

A Korg lançou o sucessor de um dos seus sintetizadores com mais sucesso. O novo Kaossilator 2 permite imensa potencialidade criativa num pacote pequeno o suficiente para caber na palma da mão.

Com 150 sons predefinidos, o Kaossilator 2 fornece bastante material para dar largas à imaginação. Divididos por Lead (25), Acoustic (10), Bass (30), Chord (25), SE (20), Drum (15) e Drum Patterns (25); não faltam sons e batidas para criar num amplo número de estilos, como o hip-hop, house, dubstep, new disco e electro. Para além dos sintetizadores e sons acústicos, fazem parte das opções disponíveis alguns efeitos sonoros para os DJ’s.

Um aspecto muito interessante do aparelho é o seu touchpad, devido à liberdade criativa que proporciona. Para criar melodias e frases basta tocar com ou arrastar o dedo através do Kaoss pad. Os movimentos horizontais controlam a altura da nota, e os movimentos verticais controlam aspectos do tom como cutoff de filtros, feedback, ou profundidade de modulação. Ao usar os programas de percussão, o touchpad funciona como drumpad, e podem ser tocados vários sons simultaneamente. A flexibilidade e design intuitivo do touchpad permite uma maior facilidade de utilização a quem não toca teclados, para além de permitir criar ricas mudanças tonais que não podem ser produzidas nesse tipo de instrumento.

O Kaossilator 2 também garante a quem nunca tocou um instrumento musical que as notas que está a tocar combinam com a música. As funcionalidades Key e Scale ajudam a manter a harmonia entre a tonalidade e as melodias tocadas. Com a Key especifica-se a tonalidade raiz e o Scale assegura que qualquer solo fica perfeito, sem uma nota errada. Estão disponíveis 35 escalas, abarcando desde as mais populares como a cromática, pentatónica maior ou “blues” menor e algumas mais invulgares denominadas pela Korg como Spanish, Ryukyu e Raga. A estas funcionalidades junta-se ainda o Note Range, que permite definir a amplitude de notas tocáveis. Uma amplitude mais estreita para assegurares que as melodias são tocadas exactamente como queres, ou mais ampla para permitir o aparecimento de frases inesperadamente dinâmicas e inconvencionais.

Um motor sonoro PCM assegura sons de percussão mais realistas, distribuídos por 15 Drum Kits. Cada kit conta com instrumentos como bombo, tarola e pratos de choque. O Kaossilator 2 também contem 25 loops de padrões de percussão que te permitem criar frases com um movimento do dedo.

Conta ainda com 50 padrões de gate arpeggiator que podem criar frases e batidas automaticamente, movendo-se o dedo ao longo do touchpad. Uma nova funcionalidade disponível no Kaossilator 2 é a capacidade de editar as definições de tempo e de swing destes gates, permitindo que chegues ao som que procuras de forma mais precisa.

A gravação de loops não foi descurada, com a capacidade de fazer overdubs de performances no touchpad quantas vezes quiseres. Os bancos do Dual Loop Redcording podem ser usados de forma independente ou combinados para sonoridades mais complexas. A capacidade de combinar os dois bancos de loops era algo que não estava disponível nos modelos mais antigos do Kaossilator, abrindo novas possibilidades de composição. Os loops podem ser cruzados ou silenciados, e a extensão do loop pode ser mudado em tempo real para criar performances ao vivo mais dinâmicas. Para além dos sons internos do aparelho, é possível gravar outras fontes sonoras para criar loops, usando o microfone incorporado ou ligando outro à entrada auxiliar de microfone. Tendo os sons internos do Kaossilator 2 como base, podes gravar o overdub do teu rap, trecho vocal ou outra fonte externa, um instrumento ou outra coisa qualquer.

Os loops podem ser gravados para um cartão de memória microSD. Além disso, as performances gravadas usando o gravador master do aparelho, que também pode ser usado como reprodutor de performances criadas por outras pessoas. Os formatos suportados são ficheiros .WAV, de 16-bit a 44,1kHz ou 48kHz, stereo.

O design ergonómico do Kaossilator 2, para além de permitir uma utilização simples, incluí um display de alto-contraste OEL (Organic Electroluminescent). Este permite uma visualização clara da informação no display, mesmo numa cabine de DJ mal iluminada ou em palco. Tal como o touchpad, o slider VALUE também é sensível ao toque. Arrastar ou tocar permite um controlo suave dos parâmetros e funcionalidades neste local.

O Kaossilator 2 também pode ser usado em conjunto com a aplicação para iPhone e iPad da Korg, o iKaossilator. A sincronização entre os dois é feita com base nas batidas por minuto. No entanto, há que recordar que o gerador sonoro dos dois sintetizadores é diferente, apesar de um nome semelhante. Enquanto que o iKaossilator utiliza um motor de som PCM, o Kaossilator 2 recorre a um sintetizador de modelação. O primeiro providencia um sequenciador de cinco partes que te permite inserir e retirar notas durante a performance. No segundo tens overbubbing ilimitado e gravação de áudio externo. Mas a combinação de ambos abre bastantes possibilidades para as tuas performances.

Para além de caber no bolso ou na palma da mão, o Kaossilator 2 consegue funcionar recorrendo apenas a um par de pilhas AA para mobilidade total. Um altifalante incorporado permite que partilhes as tuas criações com um público restrito, e a saída de auscultadores proporciona-te a privacidade para experimentares todas as potencialidades do sintetizador. A saída de auscultadores também pode ser usada para ligar o Kaossilator 2 a outro aparelho áudio.

Pequeno e de utilização intuitiva, o Kaossilator 2 é uma poderosa máquina sonora que faz com que a tua imaginação seja o único obstáculo à criação musical.

 

EGITANA