OB-E, Plugin do Sintetizador Oberheim

OB-E, Plugin do Sintetizador Oberheim

Redacção

A GForce Software revelou o que poderá vir a ser a sua obra-prima: o OB-E, uma recriação em plugin do lendário sintetizador Oberheim.

O plugin da GForce tem oito dos clássicos SEMs (Synthesizer Expander Modules) do emblemático sintetizador Oberheim numa única unidade e oferece um controlo completo por cada voz – embora seja possível editar todos os SEMs de uma só vez -, com a marca a garantir que a programação é muito mais fácil do que no hardware original.

A GForce adicionou também ao plugin um sequenciador de 8 passos e um delay stereo. Usado no modo Mono, o OB-E fornece apenas um SEM para se trabalhar. No entanto, no modo Poly todos os oito SEMs tornam-se visíveis, enquanto no modo Unison cada SEM pode ser ajustado a diferentes afinações.

O OB-E é fornecido com 600 patches de fábrica – todos eles categorizados e etiquetados para facilitar a procura e selecção -, suporta o aftertouch polifónico e está pronto para MPE (especificação baseada em MIDI que permite que os instrumentos digitais se comportem mais como instrumentos acústicos em termos de controlo sonoro espontâneo e polifónico).

Para já, o plugin está apenas disponível na versão para Mac (VST/AU/AAX), com a GForce a dizer que vai ainda medir o interesse na versão PC. O preço de lançamento é de 130 libras, subindo para 150 a 8 de Março. Mais informações aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA