Quantcast


Os 5 Melhores Módulos de Eurorack de 2021

Os 5 Melhores Módulos de Eurorack de 2021

Miguel Grazina Barros

Mais um ano a chegar ao fim é sinónimo de novos lançamentos numa das áreas mais inovadoras e revolucionárias da música eletrónica  – o mundo do Eurorack.

Originalmente concebido em 1996 pela Doepfer Musikelektronik, o Eurorack tornou-se no formato de sintetizadores modulares mais popular. Com um crescimento exponencial nos últimos anos novos módulos vanguardistas invadem o mercado e exploram áreas nunca antes pensadas, alterando constantemente as possibilidades da criação de música eletrónica.

Através de uma votação liderada pela MusicRadar, os leitores puderam eleger os módulos mais inovadores do ano.

Mutable Instruments Beads | O vencedor é, sem surpresas, o sucessor do já bem estabelecido Clouds. No entanto, trata-se de um módulo completamente novo que lidera no que toca a processar som – é um sintetizador textural com reverb, delay, síntese granular e ainda uma voz wavetable. Com uma versátil matriz de modulação externa, Beads ainda oferece a opção de ser internamente modulado pelos novos ‘attenurandomizers’.

Intellijel Metropolix | ‘Metropolis’ da Intellijel já era um importante e flexível sequenciador e o novo ‘Metropolix’ veio acrescentar novas funções a um verdadeiro cavalo de batalha. Desenhado com a ‘live performance’ em mente, o novo ‘Metropolix’ garante ser rápido e intuitivo no que toca a gerar melodias.

Erica Synths Matrix Mixer | O novo módulo da Erica Synths oferece flexibilidade num ambiente modular. Com 16 inputs e outputs a Matrix Mixer é uma solução prática para guardar patches – 254 mais concretamente – excluíndo a necessidade de remover permanentemente todas as tuas patches.

Expert Sleepers ES-9 | As já conhecidas interfaces da Expert Sleepers continuam a surpreender quando o assunto é integrar o meio modular com o digital. A nova ES-9 é uma interface audio com 16 inputs e outputs que ainda funciona como mixer e output stereo, servindo como ponte entre a tua DAW e o teu sistema Eurorack.

LPZW.modules & Tubbotec 6m0d6 | O módulo que surgiu de uma colaboração entre a Tubbutec e a Leipzig West modules é mais do que um remake da Roland TR-606 – apesar de conseguir soar e replicar a clássica drum machine. É um módulo de 24hp com ring-modulation e noise aplicados a cada um dos 7 instrumentos da original.

EGITANA