Peavey IPR 1600 DSP

Peavey IPR 1600 DSP

Timóteo Azevedo

A Peavey anunciou que os amplificadores de potência IPR 1600 DSP já se encontram disponíveis no mercado.

Uma das novidades deste modelo é incluir pela primeira vez neste tipo de amplificador um processamento “psico-acústico”, a que a Peavy chama de Waves Maxxbass. Trata-se de uma função que calcula de forma precisa os harmónicos relacionados com as frequências e tons fundamentais do som. Ao combinar estes harmónicos, cria um efeito de frequências baixas mais presentes, sem ser necessário adicionar mais amplificadores, processamentos ou subwoofers.

Os IPR 1600 DSP processam o sinal digitalmente, e incluem um interface para definir as curvas de equalização, os delays para os altifalantes, crossovers (amplitude completa e amplitude completa com sub), passa-alto e passa-baixo. O interface permite configurar a equalização paramétrica de 4 bandas e a compensação de frequências altas, assim como especificar a quantidade de processamento Waves Maxxbass (0% a 100%). As predefinições das curvas de equalização incluem rock, pop, jazz, hip hop, discurso falado e concerto acústico.

O interface também permite escolher de um banco de presets para vários modelos de altifalantes genéricos e alguns modelos Peavy populares, como os QW, SP, EU, Impulse, PR e SS Sanctuary Series. Os modelos genéricos abarcam altifalantes de 10, 12 e 15 polegadas. A visualização é feita através de um LCD instalado na frente do IPR 1600 DSP. Os níveis de sinal são monitorizados através de iluminação LED.

O amplificador tem refrigeração de velocidade variável, e está alojado num chassis de alumínio leve. As entradas são híbridas XRL/jack de 6,35mm, com o pass thru independente para cada canal de jack de 6,35mm. O circuito de saída inclui a protecção de altifalantes DDT da Peavy, e os crossovers são Linkwitz-Riley de quarta ordem.

O IPR 1600 DSP apresenta as seguintes classificações de potência:

– 1000W RMS x 1 a 2 ohms

– 600W RMS x 1 a 4 ohms

– 320W RMS x 1 a 8 ohms

– 900W RMS x 2 a 2 ohms

– 530W RMS x 2 a 4 ohms

– 300W RMS x 2 a 8 ohms

Com 89mm de altura, 483mm de largura, 267mm de profundidade e com um peso de 3,29kg, o Peavy IPR 1600 DSP tem um preço de venda ao público anunciado para Portugal de 589€ (IVA incluído).

Os produtos da Peavy são distríbuidos em Portugal pela Caius Music.

EGITANA