Plug-Ins Gratuitos para Bateria Electrónica

Plug-Ins Gratuitos para Bateria Electrónica

Redacção

Três packs de samples de baterias acústicas de enorme qualidade e disponíveis gratuitamente. Para usarem nos vossos kits electrónicos e virtuais, em estúdio ou produção caseira.

Um dos benefícios de usar um conjunto de bateria electrónica é a capacidade para executar outros instrumentos electrónicos recorrendo a MIDI. Se podem ser samples e triggados, os sons não estão limitados aos que o vosso módulo possui de base. Portanto, se o vosso módulo tem funcionalidade MIDI e podem ligar-se a um computador ou dispositivo através dessa ligação ou por USB com essa capacidade, eis três plugins gratuitos recentes que valem a pena experimentar.

Naughty Seal Audio: Perfect Drums Player | O Perfect Drums Player é uma versão simplificada do Perfect Drums (que custa uns 100 dólares). esta versão mais básica e gratuita exige que façam download do programa além de um sample pack de demonstração. Como bónus surge um conjunto de samples de uma tarola Ludwig Carl Palmer. As limitações são: apenas pode disparar dois samples nos trigger alternativos (com a mesma velocidade), em vez dos oito do programa completo, por isso haverá mais repetição. Além disto, o kit gratuito permite triggar oito vozes (peças do kit). Ou seja, estão limitados a bombo, tarola, timbalão, timbalão de chão, hi-hat, rides e dois crashes. Quantos a nós, são peças mais que suficientes para fazer groove… O interface é bastante fácil de usar e há controlos bastante completos para misturar as peças e para definir reverb e ambiente de sala. AQUI.

Steven Slate Drums 5.5 | Os sons de bateria Steven Slate são bastante aclamados. O engenheiro criou os seus primeiros samples na primeira década do novo milénio e a sua reputação cresceu a uma velocidade assombrosa. Primeiro vingou no circuito dos estúdios profissionais e só depois passou a comercializar os seus sons para os comuns mortais. A versão mais recente dos SSD surgiu no início de 2020. Magnânimo, Slate criou também uma versão gratuita. O pack inclui três kits acústicos completamente funcionais, mais focados para estilos rock, metal, funk e pop. A versão gratuita conta também com um dos samples de tarola “OG”, que estão entre os maiores responsáveis pela reputação de Steven Slate. AQUI.

Spitfire Audio – LABS Drums | Para se perceber a dimensão do esforço que a Spitfire Audio coloca na produção dos seus produtos, há uns anos atrás a empresa instalou-se em Hedley Grange (sim, o hospício onde os Led zeppelin gravaram uma enorme fatia do seu catálogo, incluindo a captação no vão da escadaria) e convidou Roger Taylor, Chad Smith e Andy Gangadeen para captar aí os bateristas, aproveitando a icónica acústica do lugar. A gama LABS oferece acesso gratuito a um largo espectro de sons exemplarmente captados, incluindo algumas baterias acústicas de qualidade extraordinária. Estes samples não são tão pré-processados como os dos dois exemplos anteriores, permitindo maior liberdade para definirem os vossos sons através de EQ e compressão. Basta registarem-se e poderão obter os instrumentos digitais disponíveis. AQUI.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.