Pro Tools | Carbon, O Simples e Poderoso Interface Áudio da Avid

Pro Tools | Carbon, O Simples e Poderoso Interface Áudio da Avid

Nero

A Avid estreou o Pro Tools | Carbon, um novo interface áudio equipado com DSP que é uma verdadeira alma gémea da famosa DAW. Descrito como um «sistema de produção áudio híbrido», pretende combinar a potência do CPU do computador com velocidade HDX DSP, de modo a criar a melhor experiência de utilização da marca.

O novo Pro Tools Hybrid Engine foi desenvolvido para permitir gravar em tempo real através de plugins AAX DSP, com monitorização de latência abaixo de uma unidade ms. Contudo, já que é possível alternar entre o modo DSP activado ou desactivado, podem correr-se os mesmos plugins (com a mesma qualidade sonora) tenham ou não o interface Carbon ligado. Portanto, podem continuar a trabalhar nos projectos quanto estão fora do estúdio ou partilhá-los com outros utilizadores Pro Tools, mesmo que estes não tenham o interface.

O Carbon é um interface de 25 entradas e 34 saídas que pode operar a uma qualidade máxima de 32-bit/192kHz. Está construído para gravar trinta por uma linha, sejam músicos a solo ou bandas inteiras. Possui oito pré-amps, quatro saídas de auscultadores, para definir misturas de monição individuais, 16 canais de ADAT e um microfone talkback no circuito. Invulgarmente, a ligação é Ethernet, que teoricamente preserva a maior qualidade sonora possível ao mesmo tempo que tem capacidade para suportar futuras melhorias que adoptem no vosso fluxo laboral.

«Com o Pro Tools | Carbon, a Avid oferece ferramentas e tecnologias inovadoras como HDX DSP a uma nova geração de criadores de música em todo o mundo», refere Dana Ruzicka, General Manager of Audio da Avid.

«O Pro Tools | Carbon é uma solução completa de projectos de estúdio com imensa capacidade sem as complexidades que desanimam os músicos criativos. Possui HDX DSP no circuito, permitindo gravar através de efeitos em tempo real, eliminando virtualmente a latência, além de algumas das I/Os de maior qualidade que já criámos para gravar uma banda inteiras ou definir misturas guia personalizadas para cada música com baixa latência», acrescentou.

Já disponível, o Pro Tools | Carbon tem como preço base aproximadamente €3400. O preço inclui um ano de subscrição do Pro Tools e uma colecção de plugins da Arturia, McDSP, Plugin Alliance, UVI, Native Instruments e Embody, por exemplo. Mais info na Avid.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.