ProCo Compacta o Infame Rat

ProCo Compacta o Infame Rat

Nero

O ‘Lil Rat é basicamente o mesmo animal que o Rat 2. Mais pequeno, mas dono da mesma insanidade de gain no controlo de distorção do lendário pedal da ProCo.

A Pro Co vai retocar os seus uber clássicos pedais Rat. A marca vai pegar no feroz circuito do Rat 2 e compactá-lo num formato micro pedal, pensado para respeitar o limitado m2 da vossa pedaleira.

O ‘Lil Rat apresenta a mesma configuração de controlos que o Rat 2, com os mini-knobs (Distortion, Filter e Volume) dispostos num ergonómico triângulo. Como os utilizadores a tempo inteiro ou parcial deste bruto pedal bem sabem, não há muitas unidades como o Rat por aí, no que toca à imensa quantidade de ganho que reside no controlo de distorção. O controlo de filtro torna-o adequado em igual medida para música indie, blues, alt-rock, punk, heavy metal, death metal, doom…

Ainda não há mais detalhes sobre preço e data oficial de lançamento.

BREVE HISTÓRIA DA RATAZANA

Em meados dos anos 70, os engenheiros Scott Burnham e Steve Kiraly, da empresa ProCo, faziam modificações em pedais de fuzz, dando-lhes uma melhor qualidade e controlo. Naturalmente, decidiram conceber, desenvolver e produzir um pedal que não fosse uma adaptação, mas antes uma criação feita do zero. Basearam-se no integrado LM308, um amplificador operacional comum que, apesar de ter algumas características fracas (nomeadamente, o slew-rate), produzia um som original e distinto, ao gosto dos guitarristas de então.

A primeira série, completamente desenvolvida à mão (e designada de “Bud Box”), foi de apenas 12 unidades, mas a boa receptividade que teve levou a ProCo a avançar para a produção em massa. Hoje ainda se produzem vários “descendentes” do original, sendo que os mais comuns são o “RAT2”, o “Turbo RAT”, o “Deucetone RAT” e o “You Dirty RAT”.

O som do pedal vai desde um overdrive brilhante e redondo (excelente para ritmo, especialmente para quem usa Stratocasters) até um fuzz evoluído, agudo sem ser demasiadamente áspero. O interruptor é true-bypass. Nos anos 80, o RAT e o RAT2 tornaram-se populares no metal (particularmente nas bandas de hair metal) e, nos anos 90, a popularidade alastrou à cena underground e alternativa/grunge.

Podem ler mais sobre este e outros pedais de distorção históricos na nossa edição impressa #62, disponível na nossa loja. No player em baixo podem ver o primeiro vídeo oficial do ‘Lil Rat.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA