NAMM 2020: Baquetas de Assinatura de John Bonham

NAMM 2020: Baquetas de Assinatura de John Bonham

Redacção

A Promuco vai trazer de volta as baquetas de John Bonham. Os novos modelos seguem as especificações originais do lendário baterista dos Led Zeppelin nos anos 70.

Em 1964, uma obscura empresa de Yorshire, Inglaterra, começou a fabricar baquetas. A Professional Music Company, mais tarde reconhecida como Promuco, teve muitas dificuldades para se impôr no mercado europeu e norte-americano, até que um tal de Buddy Rich passou a usar as suas baquetas.

Aí, as coisas mudaram e uns anos mais tarde, outro tal de seu nome John Bonham foi um dos muitos bateristas que passaram a usar as peças da Promuco. O baterista dos Led Zeppelin tornou-se um fã acérrimo das baquetas e rapidamente encomendou modelos com as suas próprias especificações. Será escusado dizer que baquetas Bonham Promuco originais se tornaram raridades alvo de enorme cobiça e fanatismo.

Pois bem, essas baquetas vão passar a ser reproduzidas. Qualquer baterista poderá usar uma réplica fidedigna das baquetas a que Bonzo chamava as suas “árvores”.

Numa primeira fase, as baquetas estarão apenas disponíveis no reino Unido, através da Barnes & Mullins. No decurso de 2020 irão progressivamente ganhar distribuição mundial.

A estreia está marcada para a Winter NAMM 2020, no dia 16 de Janeiro. São baquetas construídas em hickory (carya), seguindo as exactas especificações originais de John Bonham, inclusivamente a ponta em bolota, e possuem a assinatura do lendário baterista. Para muitos, como nós, Deus.

Mais info na Promuco.