PSR-E433

Inês Barrau

A Yamaha anunciou o lançamento do novo modelo da sua gama de teclados portáteis, o PSR-E433.

O teclado tem um total de 61 teclas divididas por 5 oitavas. Entre as características encontramos a função PADRÃO, que oferece uma grande variedade de batidas e loops facilmente acessíveis e que permitem ao utilizador criar os seus próprios grooves. As batidas e loops são controlados através de botões dedicados no painel do teclado, podendo fazer-se as alterações ao vivo enquanto se toca. As alterações são feitas através de dois potenciómetros, usados para filtrar e ajustar o som de forma semelhante a um sintetizador analógico. Podemos escolher por entre o alargado número de acompanhamentos disponíveis, num total de 186 em estilos tão diferentes como mexicano, arábico, indiano, brasileiro ou chinês.

O PSR-E433 inclui um total de 731 emulações de alta-qualidade, entre instrumentos eléctricos e acústicos. Nas emulações também encontramos as emulações de proprietário Sweet! (5 emulações), Cool! (3 emulações) e Dymanic (3 emulações). O controlo de Pitch Bend no lado esquerdo do teclado permite modificar a altura das notas, permitindo dar uma cor mais orgânica a emulações para instrumentos como o saxofone e o trompete. Os sons podem ser ouvidos através dos dois altifalantes incorporados, equipados com reforço de graves.

A função de arpejos não foi esquecida. O PSR-E433 apresenta um total de 150 tipos de arpejo, cujos padrões podem ser definidos para corresponder à tonalidade e às harmonias que se pretende. Também vem incorporada uma base de dados musical com 305 temas que permite um acesso fácil a diferentes configurações de teclado .

Também está incluída a função Yamaha Education Suite (Y.E.S.), um conjunto de ferramentas destinadas a tornar a aprendizagem do instrumento mais acessível e eficaz. O Y.E.S. facilita a aprendizagem de um tema, escolhendo passos de treino como usar a mão esquerda ou a direita, para depois passar para ambas as mãos.

A nível de efeitos, no PSR-E433 encontramos um total de 47 divididos por 9 de reverberação, 4 de chorus, 5 de equalização master, 26 de harmonia e 3 de alargamento do espaço estéreo.

 Conta também com um sequenciador de 6 faixas onde podemos gravar até 10 temas. Dentro das faixas 5 estão disponíveis para melodias e 1 é deixada para um padrão de ritmo ou um estilo de acompanhamento.

No caso de querermos regressar ao som limpo de um piano, basta carregar no botão “Portable Grand“. Todos os efeitos são retirados e ficamos apenas com a emulação de um piano acústico.

A conectividade externa é feita através de uma saída para altifalantes e amplificação para coluna, uma porta para pedal de sustentação e duas portas USB. As portas USB permitem conectar o Yamaha PSR-E433 a outros dispositivos como um computador, ou salvar os dados que estão na memória interna para um suporte externo como uma memória flash.

EGITANA