Ren Ferguson, a construir lendas na Guild

Ren Ferguson, a construir lendas na Guild

Nero

Modelos como a assinatura de Doyle Dyke ou os novos e bluesy Orpheum são os cabeças de cartaz da Guild este ano. O one and only Ren Ferguson, falou-nos desses modelos.

O lendário Ren Ferguson nasceu em Detroit, a 26 Fevereiro de 1946. No início dos anos 60, já na Califórnia, começou a aprender a arte de luthier. «Não fazia ideia do quão complicado era construir um instrumento», afirma quem estragou imensas Nocasters e Teles que hoje poderiam ser peças vintage caríssimas. Tornou-se empregado numa loja de instrumentos, que se situava em território que hoje é umas das pistas do aeroporto LAX (onde aterrámos dias antes de conversar com ele).

Algumas pessoas ouvem com os olhos, outras com as mãos, algumas com os ouvidos. Infelizmente, é esta a ordem…

Tal como hoje, imensos instrumentos saíam dos aviões em condições deploráveis, quando não saíam mesmo partidos. Os músicos, saíam do aeroporto imediatamente para a loja, para comprar novos instrumentos ou reparar danos e Ren Ferguson passou a ter mais trabalho, «tinha uma pilha de guitarras de passageiros do aeroporto. Nesses dias era bastante fácil conseguir um bracing de uma Martin ou o braço de uma Gibson».

A gama Orpheum, da Guild, é desenvolvida na Custom Shop, em New Hartford, sob a supervisão de Ren Fergunson. Modelos no tradicional dreadnought, jumbo, orquestra, em 6 e 12 cordas, cada instrumento inspira-se nos modelos fabricados entre o final dos anos 30 e a década de 50. Na foto, o modelo Slope Shoulder.

A gama Orpheum, da Guild, é desenvolvida na Custom Shop, em New Hartford, sob a supervisão de Ren Ferguson. Modelos no tradicional dreadnought, jumbo, orquestra, em 6 e 12 cordas, cada instrumento inspira-se nos modelos fabricados entre o final dos anos 30 e a década de 50. Na foto, o modelo Slope Shoulder.

Passou a dar aulas como luthier, cumpriu serviço militar e tornou-se um dos Master Builders da Gibson, nas guitarras acústicas. Depois de 25 anos, em 2012, deixou a marca e juntou-se à Guild. Dois anos depois, conversámos com uma lenda na construção de guitarras acústicas. Ren Ferguson apresentou-nos os modelos Guild Orpheum, novos este ano, baseados nos modelos de delta blues, dos anos 30 e na tradição luthier norte-americana. Falou-nos da essência das madeiras e de como faz parte na orientação do trabalho da Guild. Apresentou-nos também o modelo que desenhou para Doyle Dyke.

EGITANA