Roger Waters & Hiwatt

Roger Waters & Hiwatt

Redacção

A aclamada digressão “Us+Them”, que esteve na estrada em 2017 e 2018 e passou por Lisboa, viu o surpreendente regresso da Hiwatt ao rig de Roger Waters.

Na qualidade de fundador, letrista, compositor e força criativa dos Pink Floyd, US + THEM apresenta a poderosa música de Waters em excelente forma e destaca a sua mensagem sobre direitos humanos, liberdade e amor. Baseado na aclamada, e esgotada, digressão mundial US + THEM de 2017 e 2018, composta por um total de 156 concertos perante 2,3 milhões de pessoas a nível mundial, inclui temas clássicos dos álbuns “The Dark Side of the Moon”, “The Wall”, “Animals”, “Wish You Were Here”, dos Pink Floyd, bem como temas do álbum, “Is This The Life We Really Want?”, de Waters.

A digressão, aliás, passou por Portugal. «A passagem por Lisboa da tour Us +Them não se limitou a ser uma extravagante fantasia de luz, Waters a ofereceu-nos uma noite inesquecível. O novo trabalho do músico, “Is This The Life We Really Want?” (2017), foi apenas o pretexto para uma digressão que, tal como as anteriores, se foca no cenário político  contemporâneo, vincadamente no conflito entre Israel e Palestina, e social, passando também por uma crítica às redes sociais e a forma como condicionam o acesso à informação, passando pelo controlo dos media por parte dos grandes interesses económicos», assim abria a reportagem presencial que a AS fez do concerto e que pode ser lida AQUI.

A digressão motivou a realização de um filme documentário que passou nas salas de cinema e, já em Maio de 2020, chegou às plataformas home video. Realizado por Sean Evans e Roger Waters, o documentário é um retrato visceral do ambiente destes concertos. Ao recorrer à mais inovadora tecnologia digital e áudio disponível, este espectáculo topo de gama incorpora várias experiências visuais, sensoriais e de áudio impressionantes. Capta os lendários concertos de Waters e transporta o público para uma viagem estimulante e de grande carga emocional.

Recentemente, publicámos um teste dessas bestas de amplificação que são os amps da Hiwatt. Daí lembrar que, em 2017, a digressão “Us+Them” viu um regresso inesperado de amps Hiwatt ao rig de baixo de Roger Waters.

Nesses concertos, o músico usou um par de amps de baixo Hiwatt Custom 200 – DR201. As colunas que os serviram foram uma Hiwatt 8×10 “SE810C/F” , modelo de construção personalizada para Waters, e uma Hiwatt Full Range 4×10 + 1×15 “SE115410F”.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.