NAMM 2020: Roland, A-88MkII MIDI 2.0

NAMM 2020: Roland, A-88MkII MIDI 2.0

Redacção

A Roland, uma das cofundadoras da especificação MIDI original, apresenta o A-88MkII, um novo e poderoso controlador de teclado MIDI 2.0 com 88-teclas para estúdio e palco.

A mais recente novidade na vasta gama de controladores MIDI profissionais da Roland, o A-88MkII tem um toque incrível, com ferramentas criativas modernas para músicos e produtores modernos. Com um design fino e ergonómico, o A-88MkII vem equipado com um aclamado teclado de acção moderada, e funcionalidades inovadoras, como ligação USB-C, controlos RGB iluminados e muito mais.

Também é compatível com MIDI 2.0, sendo o primeiro instrumento Roland compatível com o novo standard de MIDI. Quando se trata de controladores MIDI, o toque normalmente parece uma consideração a posteriori. O A-88MkII quebra esse preconceito com construção robusta em madeira e o teclado Ivory Feel PHA-4 de 88-teclas, encontrado em instrumentos aclamados da Roland.

Com sensor de alta-resolução e resposta ultra-rápida, o PHA-4 transcreve com precisão as nuances de toque mais subtis, e os utilizadores podem personalizar a sensibilidade de acordo com o seu próprio toque. Equipado com um conjunto de funcionalidades de performance em tempo-real, o A-88MkII adapta-se perfeitamente ao estúdio e ao palco. Com três zonas definidas pelo utilizador, os músicos podem trabalhar por camadas e dividir o teclado com sons ou instrumentos diferentes.

Arpejo avançado e funções de layer e divisão sofisticadas também estão incluídas, providenciando acesso direto a ferramentas de performance normalmente encontradas em sintetizadores e workstations independentes. O manípulo pitch/mod mais famoso da Roland e uma vasta gama de knobs RGB iluminados oferecem controlo expressivo e prático de sons.

Oito pads atribuíveis estão disponíveis para controlar funções DAW, sons de trigger e clips e muito mais, e configurações de pad bank podem ser armazenadas para uma ativação rápida. Também existe uma entrada dedicada de pedal de sustain, assim como duas entradas de controlo atribuíveis que são compatíveis com pedais ou pedais de expressão.

O A-88MkII está apto para o futuro, com protocolos modernos de USB e MIDI. USB-C oferece ligação de cabo único e elimina a necessidade de um adaptador de alimentação externo. Além disso, o A-88MkII está preparado para o controlo de alta-resolução e para as capacidades alargadas de MIDI 2.0.

Para mais informações sobre o A-88MkII MIDI: Roland.com