Roland Apresenta Aerophone Pro

Roland Apresenta Aerophone Pro

Redacção

A Roland lançou o Aerophone Pro, o novo modelo principal para a aclamada série Aerophone de instrumentos digitais de sopro. Design elegante, componentes premium, toque optimizado e os melhores módulos de som da Roland.

Graças a sucessivos aperfeiçoamentos de design, componentes premium, tocabilidade optimizada e uma enorme palete sonora proveniente dos módulos de som SuperNATURAL e ZEN-Core da Roland, o Aerophone Pro vai levar os músicos a um novo patamar de qualidade musical. Apresentada em 2016, a série Aerophone trouxe um universo de possibilidades criativas aos músicos de instrumentos de sopro. Durante o processo de desenvolvimento do Aerophone Pro, a Roland esteve em contacto com músicos profissionais de todo o mundo, ouviu as suas opiniões e sugestões e aplicou-as para levar a experiência do Aerophone ao próximo nível.

O feedback dos músicos deu origem a vários progressos que melhoraram consideravelmente o aspecto, comportamento, som e toque do instrumento. O resultado é um instrumento de sopro revolucionário, que oferece aos músicos um novo som, altamente expressivo e arrojado. Com um design fino e ergonómico, o Aerophone Pro proporciona uma presença elegante em palco – e também é mais fácil de segurar, o que permite tocar com mais confiança.

Os controlos são de fácil acesso e o corpo, com pormenores em alumínio, extremamente elegante. O discreto ecrã OLED providencia um acesso visual rápido em vários parâmetros e permite uma boa visualização de qualquer ângulo e com qualquer ambiente de luz.

No Aerophone Pro, o dedilhado predefinido é idêntico ao do saxofone acústico e inclui uma chave high-F#. Permite personalizar os dedilhados, e os controlos configuráveis para as duas mãos, assim como a entrada MIDI para footswitches, que aumentam significativamente as opções de desempenho. Os sensores de respiração e mordida têm a melhor resposta e expressividade de sempre e o músico pode guardar as definições personalizadas de acordo com o seu próprio estilo.

O Aerophone Pro disponibiliza ainda secções completas de instrumentos de sopro em madeira e metal num único instrumento, oferecendo novos e melhorados saxofones soprano, alto e tenor, novos sons de trompete e novos instrumentos de todo o mundo, super realistas, como é o caso do incrível duduk. A tecnologia SuperNATURAL da Roland traduz todas as nuances do toque, com dinâmicas, articulações e overtones realistas, ao mesmo tempo que as novas opções de controlo permitem reproduzir as técnicas de performance particulares de um grande conjunto de instrumentos, desde os mainstream aos mais exóticos.

O Aerophone Pro inclui também o Sistema de Síntese ZEN-Core da Roland, o módulo de som que alimenta os sintetizadores emblemáticos como o Fantom e o Jupiter-X. As predefinições criadas pelos principais sound designers de sons de sopro para sintetizador possibilitam tudo, desde sons de sintetizador analógicos e vintage até sons modernos híbridos – com a expressão e a articulação que só um instrumento de sopro consegue oferecer.

O seu design robusto e as ligações áudio e MIDI flexíveis são perfeitos para qualquer concerto, ou mesmo para ser o elemento central de uma gravação em estúdio. Vem com uma entrada jack para auscultadores, MIDI Bluetooth, coluna incorporada e operação a pilhas e podes saber mais aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.