Roland Apresenta Duas Novas Caixas de Ritmo e Um Software De Composição

Roland Apresenta Duas Novas Caixas de Ritmo e Um Software De Composição

Redacção

De uma só vez, a Roland apresentou duas novas caixas de ritmos – TR-6S e TR-06 – e um software para composição inspirado na TR-606.

Comecemos pelo princípio. É do senso comum que as caixas de ritmos Roland TR tiveram um enorme impacto na música dos últimos 40 anos – e nunca foram tão influentes como são agora. Pois bem, sabendo disso, a marca japonesa acaba de pôr mais cartas na mesa ao lançar duas novas drum machines compactas e econónimas e ainda um software para composição de beats.

Baseada na aclamada TR-8S, a novíssima TR-6S possui o mesmo som poderoso e esmagador da sua irmã mais velha, numa versão de seis pistas da TR-8S mas que vem dentro de uma estrutura ainda mais compacta.

A TR-6S possui modelos de circuito detalhados da Roland TR-808, TR-909, TR-606, TR-707, entre outras, uma enorme biblioteca de samples predefinidos com compatibilidade para samples custom de utilizador e um módulo de som FM para sons futuristas. Com esta nova drum machine, podes misturar e combinar sons para kits de bateria híbridos e exóticos, através de um sequenciador avançado com sub-steps, flam, step-loop, motion recording, entre outras funcionalidades.

É alimentada por quatro pilhas AA ou alimentação bus USB, sendo que também funciona como um interface áudio/MIDI USB de alta-qualidade.

Com a TR-6S, tens seis pistas de sequenciação avançada de bateria e os sons rítmicos mais icónicos da história da música, tudo isto dentro de uma caixa alimentada por bateria que encaixa em praticamente qualquer local. E tal como as restantes caixas de ritmos da Roland, oferece diversão e inspiração. Com o sequenciador de ritmos familiar e faders e knobs dedicados, é fácil construir beats personalizados com controlo rápido e prático.

O som da música actual deve muito ao sequenciador de ritmos clássico – particularmente a vertente “TR-REC” que se encontra nas primeiras caixas de ritmos da Roland. A TR-6S utiliza a mesma abordagem testada e comprovada, agora melhorada com gravação em tempo real e funcionalidades modernas, como sub-steps para partes mecânicas e gravação de movimento para ritmos que se movimentam.

Desenhada para criar ataque, espaço, calor ou potência com uma grande variedade de efeitos de alta-qualidade, a TR-6S vem equipada com compressores vitais e EQs que estão na ponta dos dedos, em conjunto com reverb luxuso, delay e efeitos de modulação.

TR-06, RÉPLICA DE UM CLÁSSICO

A TR-06 é uma réplica detalhada do clássico Roland TR-606, mas, naturalmente, com algumas actualizações. A nova versão Roland Boutique tem o timbre distinto e o aspecto icónico do original, mas com mais opções de modelação sonora, capacidades de sequenciamento inovadoras e uma série de triggers para a condução de mudanças modulares.

É uma recriação detalhada da TR-606 vintage utilizando o modelo Analog Circuit Behavior (ACB), com opções expandidas de modelação de som como afinação, decay, pan, ganho, compressor de bordo, efeitos de atraso e overdrive, sequenciador avançado com sub-passos e step-loop. Tem cinco saídas para triggers e uma entrada para fácil integração com outro equipamento, como módulos ou pads. Quanto à alimentação, funciona com quatro pilhas AA ou energia de barramento USB.

Tal como o original, o sequenciador no TR-06 é familiar e simples, pelo que se pode fazer qualquer tipo de batida de forma rápida e fácil. E agora foi actualizado com características avançadas como sub-passos ajustáveis. Tal como outros modelos Boutique, a TR-06 é robusta e bem construída com uma tampa sólida de metal e uma caixa de cor com três opções de inclinação. É, no fundo, um interface áudio USB de alta qualidade para gravação rápida e fácil com o teu computador e tem altifalante incorporado.

QUANDO O HARDWARE SE ENCONTRA COM O SOFTWARE

Por fim, o TR-606 Software Rhythm Composer é uma réplica detalhada do TR-606 Drumatix, um clássico subterrâneo da famosa família TR de caixas rítmicas. A versão de software tem o mesmo som e comportamento do original, além de novas e poderosas características que modificam virtualmente os circuitos para mais escolhas sonoras e uma programação ainda mais rápida e fluída.

Este software está disponível como plugin para a tua DAW, apresentando o mesmo som e comportamento do tão amado original, juntamente com características modernizadas para mais escolhas de design de som. O plugin pode ser integrado com o TR-8S (não o TR-6S) e o TR-06 para combinar hardware e software e partilhar padrões entre dispositivos.

O plugin TR-606 está incluído com uma assinatura Roland Cloud Ultimate, que custa actualmente $20/mês ou $200/ano. Todos os níveis pagos começam com um teste de 30 dias. Em alternativa, qualquer titular de conta Roland pode adquirir Lifetime Keys para títulos individuais de séries Legendary.

Ainda assim, podes testar o TR-606 gratuitamente, bastando para isso teres uma conta na Roland até 15 de Outubro, sem necessidade de pagar inscrição. Mais informações aqui.