Roland EL Cajon EC-10

Roland EL Cajon EC-10

Redacção

A Roland lançou o EL Cajon EC-10, um instrumento de percussão híbrido. Combinando o som acústico genuíno de um cajon com a tecnologia de percussão electrónica.

O press oficial da Roland: «Na sua base, o EC-10 é um verdadeiro cajon acústico com um som considerável mesmo com os seus elementos electrónicos integrados desligados. O módulo de som integrado da Roland apresenta 30 kits repletos de sons especialmente desenvolvidos para complementar o som natural do cajon EC-10. Vêm incluídos todos os sons, desde percussão tradicional, como o tamborim, o djambé ou o chocalho, à tarola acústica, pratos electrónicos, etc. Sons de cajon optimizados em estúdio também se encontram disponíveis para enriquecer o som acústico com mais profundidade e garra. Graças aos sensores duplos do EC-10, cada kit permite aos utilizadores activar sons independentes, desde o centro à berma da superfície de tocar».

roland ec10

Os controladores instalados no topo do EC-10 foram concebidos para um acesso rápido enquanto toca, com botões dedicados para escolher entre várias categorias e variações de sons. Os controladores no painel traseiro incluem um botão de Volume para misturar as camadas de som e um botão para Equilibrar o Trigger para ajustar a harmonia entre os sons o centro e das bermas do instrumento. O utilizador também pode ajustar a sensibilidade geral do trigger de acordo com o seu estilo pessoal de batida.

O amplificador integrado e os altifalantes coaxiais oferecem uma qualidade de som elevada à altura dos amplificadores para guitarras acústicas e outros instrumentos, e seis pilhas AA alimentam o aparelho até 12 horas para longas sessões de jam em qualquer local. Vem ainda equipado com um útil Mix In jack para tocar música a partir de um smartphone ou leitor de música em casa ou durante um concerto. O EC-10 até pode funcionar como um lugar extra para se sentar, quer seja numa sala de ensaio ou espaço familiar, quando não estiver a ser tocado.