Roland FANTOM 2.5

Roland FANTOM 2.5

Redacção

A nova versão dos FANTOM coloca estas unidades da Roland entre as mais poderosas workstations existentes na actualidade e alguma vez feitas. Ainda assim, são extremamente intuitivas no uso.

Estávamos em 2019 quando a Roland estreou novos modelos na gama FANTOM, uma nova série de teclados profissionais para produção musical e concertos. Desenvolvidos do de raiz para músicos modernos, os modelos FANTOM 6, FANTOM 7 e FANTOM 8 de próxima-geração combinam as mais recentes tecnologias de sintetização da Roland com operação fluída, um ecrã táctil colorido e intuitivo e integração profunda com computadores. Os instrumentos FANTOM também oferecem toque soberbo e incluem uma construção resistente, preparada para as exigências de uma vida na estrada.

Tudo isto sofreu um massivo upgrade através da nova versão FANTOM 2.5, ainda mais capaz se satisfazer a necessidade de criar em qualquer momento. O seu ritmo de trabalho rápido e suave não tem modos confusos, limites técnicos frustrantes ou contrapartidas na qualidade de som. O processo criativo do FANTOM reflete o modo de trabalho dos músicos da atualidade, com ferramentas de composição fluidas, ambientes criativos instantaneamente programáveis e integração com o computador.

Vamos ao press release…

Quando a criatividade está a fluir, não podem existir barreiras. Com o FANTOM, não vais comprometer o teu som ou sofrer com alternativas devido a limites técnicos desatualizados. E esquece as preocupações sobre as funcionalidades presentes em cada modo. O FANTOM está sempre em modo criativo completo e, independentemente da opção, o teu ritmo de trabalho permanece consistente. Quando estiveres preparado para criar, o FANTOM também vai estar—só precisa de um único toque. Os teus sons, patterns e layouts de performances são organizados em espaços criativos customizados chamados “Scenes”. Uma “Scene” pode ser uma música inteira, uma secção de uma música ou um ponto de partida com os teus sons favoritos, apresentados tal como tu gostas. As “Scenes” podem ser montadas em conjunto e alteradas instantaneamente, sem saltos ou glitches.

Não tens de te preocupar com o número de efeitos disponíveis, ou pensar se podes alterar sons sem limitares patches complexos. Com o FANTOM, ficas focado em tocar música, sem te preocupares com o processamento de potência. E com tanta potência incorporada, podes utilizar as 16 partes com todos os efeitos disponíveis—em simultâneo—com patch-remain completo para transições perfeitas. É como se tivesses a potência de dois FANTOMs completos num só.

A fonte sonora flexível e expansível do FANTOM potencia décadas de pesquisa e desenvolvimento, disparando sons eletrónicos, acústicos e híbridos inspiradores e autênticos. Combina múltiplas sintetizações e tecnologias de sampling com o filtro analógico interno para criares novos e invulgares sons—e aproveita as novas expansões e capacidades sonoras à medida que forem lançadas. O FANTOM combina a modelação analógica e a síntese PCM do ZEN-Core com multisampling profundo, SuperNATURAL Acústico e tecnologias V-Piano. Também existem dezenas de efeitos para espaço e profundidade e um filtro analógico para calor e potência extra. Adicionando a habilidade de integrar sintetizadores em software externos, o potencial do design de som é ilimitado. E graças aos nossos processadores Behavior Modeling Core custom, o controlo é suave e preciso com imensa polifonia e patch remain completo.

A fonte sonora de sintetizador do FANTOM é baseada em parciais harmónicas. Cada parte harmónica inclui um discreto sintetizador de som – completo com oscilador, filtro, amplificador, LFO duplo e efeitos. Podes ter até quatro partes num único som, e uma Scene pode incluir até 16 sons para splits complexos, layers e partes sequenciadas. Com o FANTOM, podes fazer sample de fontes internas ou externas, ou ambas em simultâneo. Faz o sample diretamente para os pads internos para triggering ou para o teclado para sons com pitch instantâneos. Ou cria multisamples incrivelmente detalhados com até 352 samples por som. Também podes utilizar samples como a base de um som ZEN-Core, elevando o design de som custom até um novo nível.

Osciladores de baixa-frequência adicionam movimento aos sons estáticos. Mais LFOs significam mais possibilidades de modulação e mais formas de explorar novo terreno. O FANTOM tem dois LFOs por cada parte, quatro partes por som—e como podes acumular 16 sons, no total são 128 impressionantes LFOs por voz. E os Step-LFOs do FANTOM têm 16 steps de automatização sincronizada com o beat, com 37 escolhas de curva por step. Esta função cria longas passagens evolutivas, texturas animadas de estilo-modular e sons com movimentos profundamente complexos. Desde os clássicos mais raros e desejados até aos sons do futuro, as Expansões de Modelo oferecem acesso sem precedentes ao lendário mundo dos sintetizadores Roland em constante evolução Melhora o teu FANTOM com as características de instrumentos completamente diferentes, cada um as suas próprias personalidades sonoras, funcionalidades e sons predefinidos. Divide e estratifica múltiplas Expansões de Modelo ou faz uma mistura com sons V-Piano, multisamples custom ou outros sons ZEN-Core para criares sons e texturas originais.

O FANTOM tem os nossos teclados de sempre da Roland, incluindo o aclamado PHA-50 no modelo de 88-notas e um novíssimo de ação semi-pesada nos modelos de 61 e 76-notas. São sólidos, precisos e com um toque incrível, com as capacidades expressivas do aftertouch. Construímos os nossos teclados de acordo com standards exatos, e cada modelo é uma evolução da geração anterior. O FANTOM tem inúmeros knobs e sliders para controlo intuitivo e imediato, com alta-resolução para sweeps suaves e ajustes ao pormenor. Existe uma secção dedicada de sintetizador com o oscilador, filtro e controlos de envelope, em conjunto com inúmeros botões e pads para disparo e sequenciação. Existem várias formas de tocares com expressividade nos teclados. Alguns músicos gostam de alavancas, outros gostam de rodas, outros preferem pedais, enquanto outros preferem o aftertouch. Com o FANTOM, podes utilizar qualquer um — ou todos. Também podes ligar controladores USB a qualquer uma das três portas USB do FANTOM, para melhor expressão.

SEQUENCIAÇÃO

O FANTOM é uma plataforma de composição musical completa e que se destaca em criações rápidas e arranjos fluídos. Inclui pads RGB, um sequenciador de estilo TR-REC clássico, gravação em tempo-real com edição de piano-roll em ecrã tátil e uma grid para gravação e lançamento de clips. Utiliza qualquer um ou todos, sempre que quiseres. Diferentes géneros musicais necessitam de estilos de produção diversos e ferramentas especializadas. No FANTOM, podes criar patterns de várias maneiras, incluindo o sequenciamento polifónico em tempo real e step, ou o sequenciador de patterns TR-REC — perfeito para partes rítmicas — utilizado nas nossas icónicas caixas de ritmos.

Organizar clips que contêm patterns musicais é uma excelente forma de criar uma faixa. Bateria, linhas de baixo, pads e outros patterns podem ser gravados em clips que podes disparar individualmente, ou em grupos. É uma forma ultra-rápida de compor e ideal para disparar faixas de acompanhamento durante uma performance ao vivo. A fundação da dance music é o sequenciador por passos, concretamente o TR-REC de 16 passos das nossas caixas de ritmos, como a TR-808 e a TR-909. Com o sequenciador TR-REC integrado nos FANTOM podes produzir partes rítmicas de forma rápida e intuitiva, sendo que a tecnologia de vanguarda permite utilizar partes polifónicas.

Apesar de o FANTOM ser poderoso por si só, a sua potência aumenta substancialmente quando é ligado a outros equipamentos, como computadores ou sintetizadores analógicos. O FANTOM pode controlar sintetizadores em software diretamente a partir do ecrã tátil, drive modular e sintetizadores analógicos, com duas saídas de CV/GATE, e também é um interface áudio de alta-qualidade com 16 saídas stereo e 3 entradas stereo. FANTOM é o hub criativo perfeito para qualquer configuração de produção baseada em computador. O controlo no ecrã tátil e a integração profunda com Ableton Live, Logic Pro X, GarageBand e MainStage mantêm-te focado na tua música quando a energia criativa está ao rubro. FANTOM é um interface áudio/MIDI 16×3 de alta-qualidade que se liga através de um único cabo USB, por isso podes enviar partes produzidas no FANTOM como pistas para o teu computador, enviar pistas DAW através dos efeitos FANTOM e muito mais.

A estrutura fluida do FANTOM junta os mundos do software e hardware na perfeição, oferecendo um poder criativo incomparável às tuas performances ao vivo, assim como às sessões de estúdio. Mistura e encaixa sintetizadores em software com os sons internos do FANTOM, melhora-os com os efeitos internos e filtro analógico e carrega instantaneamente as tuas configurações híbridas favoritas com as Scenes. Também podes visualizar e controlar os parâmetros dos sintetizadores em software a partir do ecrã tátil do FANTOM, como se estivesses a tocar um instrumento ultra-flexível e completamente integrado. Ao mesmo tempo que o FANTOM te proporciona um enorme potencial criativo, também podes querer integrar sintetizadores analógicos ou caixas de ritmos na tua configuração. O FANTOM tem dois conjuntos de saídas CV/Gate, por isso podes sincronizar o tempo ou tocá-las a partir do teclado do FANTOM ou dos inúmeros sequenciadores de patterns.

Mais detalhes, specs e vídeos no site oficial.

EGITANA