Roland GA-112 e GA-212

Timóteo Azevedo

Uma das novidades apresentada na Musikmesse 2012 já se encontra disponível no mercado peninsular. As novas propostas em amplificação de guitarra por parte da Roland são o par GA-112 e GA-212.

Ao contrário do que tem sido a tendência nos últimos anos, com o aparecimento de numerosos amplificadores carregados de emulações de tons vintage, o objectivo da Roland foi criar um amplificador com uma voz própria. Baseado na já reputada tecnologia COSM, o GA-112 e GA-212 apresentam um som original, a que a Roland chamou “Progressive Amp“.

O amplificador apresenta uma grande amplitude tímbrica, sendo possível passar de um clean límpido para jazz a um tom saturado de ganho para sonoridades mais extremas, apenas jogando com o ganho e o boost. Apresenta as tradicionais funções de equalização para graves, médio e agudos, assim como a definição de presence e ainda a opção de adicionar reverberação. Os potenciómetros e indicadores dos amplificadores são iluminados por LEDs, que asseguram a visualização dos parâmetros definidos mesmo em palcos escuros.

Sendo digitais, o GA-112 e GA-212 garantem uma consistência sonora sem muito ruído mesmo com ganho elevado, algo que facilitará a relação com os técnicos de som. O GA-112 é um amplificador de 100 watts de potência, que debita som por um único altifalante de 12 polegadas – uma boa escolha para ensaiar e para tocar em pequenos clubes. Por seu lado, GA-212 consegue debitar 200 watts de potência sonora através de um par de altifalantes de 12 polegadas, o que oferece força para palcos maiores. Aliás, a própria Roland define os dois amplificadores como “Stage Amps“, pensados para serem usados ao vivo.

No painel traseiro encontramos dois loops de efeitos, cuja operação pode ser definida em série ou em paralelo. O nível dos loops também pode ser definido como a +4 dBu ou a -10 dBu. Encontramos também duas entradas auxiliares, uma saída de linha e uma saída adicional para DI e afinador. Conta também com uma entrada para a pedaleira opcional GA-FC Foot Controller e uma entrada que permite ligar vários GA-112 e/ou GA-212 entre si, podendo controlar todos os amplificadores a partir de apenas um.

Uma função muito interessante é a capacidade de memorizar definições em 4 canais diferentes. A gravação das definições é extremamente fácil – basta ter o canal seleccionado e fazer as alterações. A memorização é automática, e volta aos mesmos parâmetros sempre que se volta ao canal. Uma característica que permite ter uma grande variedade de tons facilmente acessíveis e sem preparações demoradas.

No fim de contas, a única diferença entre o GA-112 e o GA-212 parecem ser a potência e o número de altifalantes, porque de resto podemos contar com a fidelidade do mesmo som consistente e operação intuitiva.

Os produtos da Roland são distribuídos pela Roland Iberia.

EGITANA