Quantcast


Roland, Lendários JX-8P & JD-800 Chegam à Boutique Series

Roland, Lendários JX-8P & JD-800 Chegam à Boutique Series

Nero

A Roland continua a explorar a sua lendária tradição analógica e digital e apresentou dois novos modelos para a gama Boutique – o JX-08 e JD-08 – que emulam o JX-8P e o JD-800, respectivamente.

Por aqui somos enormes fãs da gama Boutique da Roland. A marca nipónica introduziu esta gama em 2016. O nome “Boutique” está mais relacionado com o facto de estas serem edições limitadas. Afinal, a possibilidade de alimentação a pilhas ou a integração de altifalante no design tornam-nos mais mainstream que exóticos. Claro que essa é também uma das características salientes destes modelos: sintetizadores bem portáteis e para massas, de uso bastante intuitivo, mas a tresandar a uma pinta de produto de elite. Uma opção interessante é a opção da marca pelo mini teclado K-25m. É certo que, no caso de não possuírem um teclado terão esse custo extra pela frente, mas a Roland parece ter decidido, e bem, que a grande maioria dos utilizadores já possuirá soluções, nomeadamente controladores MIDI e, de qualquer forma, o mesmo teclado serve para todos os modelos da gama.

Lançado em 1985, o JX-8P foi um dos mais tardios sintetizadores analógicos da Roland, nessa década, e ficou famoso pelos seus pads calorosos, o chorus cintilante e texturas brilhantes. O JX-08 tem tudo isto e ainda novos efeitos e um sequenciador polifónico. Outras melhorias incluem polifonia alargada, multitimbralidade em duas partes e modos duplos/split. Recebe 32 predefinições do sintetizador original mais 100 novas que são concebidas para estilos contemporâneos. A concepção dos seus próprios sons deve ser facilitada pela inclusão de todos os controlos da unidade programadora PG-800, que foi lançada para complementar o JX-8P original. Tem 256 slots nos quais podem ser guardados.

Saltando alguns anos à frente, o novo JD-08 é baseado no poderoso JD-800, uma besta de sintetizador digital original de 1991. Ao celebrar 30 anos, o JD-800 está a ter um pouco mais de atenção. A Roland já o emulou como uma expansão e plugin Zen-Core este ano.

O JD-08 certamente não é uma recriação 1:1, mas transporta a estrutura de quatro sons do JD-800, 108 formas de onda e multiefeitos de duas partes, num instrumento muito mais compacto. Até se obtém uma versão em miniatura do enorme painel de controlo do sintetizador original, com bastantes sliders, botões e potenciómetros para ajustes práticos. Também neste modelo há lugar para melhorias como polifonia aumentada, um sequenciador polifónico de duas partes e outros maneirismos modernos.

Tanto o JX-08 como o JD-08 podem servir como interfaces áudio USB-C/MIDI, com entradas MIDI de tamanho normal que permitem uma ligação facilitada a outro hardware. Não vai haver Winter NAMM, mas o JX-08 e o JD-08 chegam em Janeiro de 2022.

Mais info no website da Roland.