SABIAN inaugura museu da fábrica para comemorar o 30 aniversário

Timóteo Azevedo

A SABIAN inaugurou um museu no espaço da sua fábrica que conta a história da empresa. A iniciativa insere-se nas comemorações do 30º aniversário a SABIAN, que está há três décadas no mesmo local junto ao rio Saint John em Meductic, New Brunswick.

O espólio do museu reúne artefactos, galardões e outros objectos valiosos que servirá como uma apresentação da história do fabricante pratos e címbalos tanto para visitantes como para os próprios colaboradores. O espaço também expõe uma colecção fotográfica que recua até aos anos de 1970 e mostra os primeiros artesãos a trabalharem na fábrica, usando os mesmos processos de manufactura tradicional que ainda são utilizados actualmente.

“É fácil que momentos importantes da história de qualquer companhia sejam esquecidos com a passagem do tempo, por isso foi importante para nós iniciar o processo de arquivar esses momentos agora”, declarou Terry Ryan, gestor de vendas no Canadá e das relações com os artistas, que encabeçou o comité do museu. “No nosso caso, a história da fábrica está intimamente ligada com a história da comunidade. Temos famílias que nesta altura tiveram três gerações a trabalhar com a SABIAN.”

O museu estará aberto todo o ano durante o horário de expediente da fábrica.

EGITANA