SolidGoldFX Imperial MkII, O Dono Disto Tudo!

SolidGoldFX Imperial MkII, O Dono Disto Tudo!

Redacção

O Imperial MKII, da SolidGoldFX, é muito mais que o seu estiloso visual retro. Inspirado pelo venerável fuzz JEN Jumbo, esta unidade é uma fera elegante…

Se gostam do vosso fuzz “com maneiras”, mas capaz de rasgar o tecido da existência ou se apreciam aqueles leads tão idiossincráticos desse senhor que dá pelo nome de David Gilmour, não precisam de procurar mais além deste Imperial MKII.

E o JEN Jumbo Fuzz? A JEN Elettronica era uma marca italiana que fabricava pedais para a Vox, Dallas Arbiter and Sound City e várias outras, além de construir equipamento para o seu próprio selo. O Jumbo Fuzz wera a sua versão do EHX Big Muff original, mas com sliders em vez de potenciómetros, além de incluir no circuito um engenhoso noite ghate em germânio.

Esta característica era excelente, todavia, nas unidades vintage, a amplitude do gate variava muito, sufocando demasiado o som ou não tem qualquer acção discernível. Foi aí que a SolidGoldFX pegou para criar o Imperial MkII.

Respeitando o original SGFX Imperial, o MKII mantém o pré-amp JFET de alta impedância, garantindo a redução de ruído e a definição que se espera de um pedal SolidGoldFx. O pré é capaz de responder a qualquer local na cadeia de sinal em que decidirem colocar o vosso baixo, guitarra ou sintetizador. Há um novo slider, o Contour, que substitui o switch de médios do original e que altera a frequência do filtro high-pass. Isto permite salientar ou atenuar os médios progressivamente.

Quanto ao noise gate, a SolidGoldFX diz em press release: «Trocámos o design de transistores de germânio do Jumbo Fuzz por um de silicone e melhorámos o gerador envelope, para garantir consistência e capacidade de resposta. Tendo optimizado o ataque e saída, não só o noise gate garante total ausência de ruído, como oferece ao pedal um ataque singular e aguçado sem qualquer redução de sustain em configurações com o fuzz muito puxado. Isto, alinhado com um bom ataque seco nas configurações mais reduzidas, garante que o Imperial MkII seconjuga perfeitamente com outros pedais de distorção. O noite gate permite até que se acrescente fuzz a um instrumento hollow-body, controlando bem a ressonância e o feedback, se assim desejarem».

O Imperial MKII surge com indicadores LED (um para bypass e outro para indicar o estado do gate), entradas jack no cimo do chassise  switching true bypass. Mais detalhes em SolidGoldFX.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA