Source Audio, O Engenhoso Processador UltraWave

Source Audio, O Engenhoso Processador UltraWave

Redacção

Se tocas guitarra eléctrica ou baixo e gostas da ideia de meter distorção, tremolo, compressão e EQ numa única unidade compacta, então o novo Ultra Wave Multiband Processor da Source Audio pode ser exactamente o que procuras.

O processador multibandas permite dividir o sinal em bandas de frequência, após o que se podem ajustar os parâmetros de cada banda o que, num contexto de distorção, por exemplo, significa que os tipos de som podem ser vários e bem diferentes uns dos outros.

Com o Ultrawave, podes dividir o sinal em bandas de frequência simples, 2, 3, 4, 8 ou 10, e utilizar os controlos de tracção e nível separados para cada banda, obtendo todo o tipo de overdrives, incluindo Tube, Diode, Octave Up, Negative Flip Diode e Foldback – este último para sujidade tipo synth.

São 44 tipos de drive e 37 opções de divisão de banda, uma vez considerados os vários subconjuntos e pontos de frequência de divisão de banda. No Ultrawave há também um conjunto desconcertante de opções de routing, que a Source Audio descodifica de forma útil e simples.

Há apenas quatro botões e um toggle switch que permite aceder a seis predefinições e ao poderoso chip DSP dos Dispositivos Analógicos aliado à aplicação Neuro da Source Audio – download gratuito para o computador ou dispositivo móvel – que permite alguma edição aprofundada. Os botões são destacáveis para qualquer parâmetro e podem ser atribuídos controlos personalizados para cada predefinição.

A Neuro App é onde tudo isto acontece. É lá que também se pode definir o compressor/expander de canal duplo, com controlos de Input Gain, Threshold, Ratio, Attack, Release e Output Gain.

Só a distorção multibandas faria disto um dispositivo muito limpo, mas o tremolo incorporado, o ring mod e o morphing fazem do Ultrawave uma adição radical a qualquer pedaleira. Os controlos permitem tomar as rédeas das formas de onda e personalizar o LFO a gosto. Há um equalizador gráfico de 8 bandas e um EQ paramétrico de 3 bandas, com filtros hi-pass low-pass configuráveis. Finalmente, há um bypass comutável, conectividade MIDI e USB.

O preço deste menino é 249 dólares. Ver todos os detalhes, incluindo o manual de instruções online, aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA