Sound Particles: Space Controller, Plugin Made in Portugal

Sound Particles: Space Controller, Plugin Made in Portugal

Redacção

Empresa de Leiria Sound Particles criou a Space Controller, que permite ajustar as panorâmicas substituindo a utilização de botões, joysticks ou ratos pelo smartphone.

O Space Controller é um novo combo plugin/app que faz uma abordagem mãos-livres ao ajuste das panorâmicas, permitindo posicionar o som ao apontar, apenas, o telemóvel.

Criado pela empresa leiriense Sound Particles, este plugin funciona com todos os tipos de ajustes de áudio – stereo, 7.1.2, Ambisonics e binaural – e permite fazer pan em modo cubo ou esfera, dependendo da preferência do utilizador. Podes controlar assim várias faixas apenas com um telefone, ou usar vários telefones para controlar diferentes canais.

A aplicação Space Controller pode ligar-se ao sistema via Bluetooth ou WiFi, mas mesmo que não tenhas o telefone ligado, podes usar o plugin como um panner normal.

«Sentimos que a utilização de botões, joysticks ou mesmo do rato não eram as melhores formas de posicionar sons em 3D, por isso procurámos alternativas», disse Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles.

«A utilização de um telemóvel torna o processo simples. Basta apontar o dispositivo para o local onde quer que o som seja posicionado – fácil, rápido, preciso e intuitivo», explica ainda o CEO da empresa portuguesa sediada em Leiria.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
• Modo Cubo e Esfera – O Space Controller permite-te trabalhar em formato cubo ou esfera, dependendo da preferência do utilizador.
• Canais – O Space Controller permite-te controlar sons de diversas maneiras: fonte mono, canais independentes, rotação, ou modo simétrico.
• Faixas – Usando o mesmo telemóvel é possível controlar múltiplas faixas, ou usar múltiplos telemóveis para controlar diferentes canais.
• Panner – Mesmo sem a app, pode-se usar o Space Controller como um panner normal
• Comunicação – A ligação Bluetooth permite facilmente estabelecer a comunicação com o computador. No caso de estúdios profissionais, com computadores em salas diferentes, é possível utilizar Wi-Fi.

Esta tecnologia com patente pendente, estará disponível como “Space Controller Standard” para estúdios caseiros e como “Space Controller Studio” para estúdios profissionais. Estas duas versões estarão disponíveis a partir do dia 25 de Agosto no site da Sound Particles e revendedores autorizados por um preço promocional de 86.48€ para a versão Standard e 348.56€, para a versão Studio, as duas com suporte AAX (Nativo), AU, AUv3, VST e VST3. A app de telemóvel estará disponível para iOS e Android.

Sabe tudo sobre o Space Controller no site da Sound Particles e assiste ao vídeo para perceberes como funciona.

EGITANA