Spaceman Effects, Sputnik III é o Novo Fuzz

Spaceman Effects, Sputnik III é o Novo Fuzz

Redacção

O novo Sputnik mantém as melhores características dos modelos anterior e coloca várias melhorias em órbita. Eis o novo fuzz da Spaceman Effects.

A Spaceman Effects, marca de Portland, Oregon, acaba de revelar o seu mais recente pedal de fuzz, o Sputnik III. A marca refere que este fuzz de germanium é «uma homenagem à era dourada da electrónica e transborda alma vintage».

O Sputnik III aposta tudo em diodos e transistores de germanium NOS Soviet para obter o seu enorme espectro de sons fuzz, dos mais suaves e densos aos mais agressivos, passando por tudo entre esses dois pontos. Como é habitual neste tipo de pedais, a definição sónica do Sputnik III é feita com quatro controlos – Scan, Calibrate, Range e Signal – e, acreditem, terão muitos ajustes a fazer até esgotar os seus recursos.

Esta versão possui as mesmas características do Sputnik II, tendo melhorado e aumentado várias das características desse modelo.

Por exemplo, o modo Drift oferece corrupção sónica ao sinal de saída e foi agora revista para operação momentânea, além de manter os mesmos mecanismos de ajuste de nível (no controlo Scan) da unidade II. Também foi mantido o simulador de pickup baseado num transformador que o anterior Sputnik ostentava, isto garante, de acordo com a Spaceman, que «o Sputnik II mantém os mesmos pressupostos em qualquer lugar na cadeia de sinal». O circuito deste, como de todos os pedais da marca, é handwired. Possui true-bypass, activado por relay switch.

Está disponível na sua edição de produção normal e outras três edições limitadas, com acabamentos especiais. A versão normal custará à volta dos 269 dólares. Mais detalhes em spacemaneffects.com