Squier Vintage Modified

Timóteo Azevedo

A Fender anunciou novos modelos para a marca Squier na gama Vintage Modified. Podemos encontrar mais designs clássicos com características mais modernas, que vão buscar inspiração ao já antigo costume de alterar instrumentos bem conhecidos na procura do tom certo.

Vintage Modified Telecaster Deluxe

É a primeira vez que a Squier apresenta um modelo de Telecaster Deluxe. A Vintage Modified Telecaster Deluxe vem equipada com os novos humbuckers Wide Range, desenvolvidos pela Fender. O par de pickups estão instalados na posição de braço e ponte, e pretende reforçar a sonoridade vintage do modelo.

O braço bolt-on em maple com forma “C” tem um acabamento envernizado de forma a reproduzir um matiz envelhecido, ajudando ao aspecto vintage da guitarra. A escala, também em maple, apresenta um raio simples de 12″ com 21 trastes de tamanho jumbo médio, com inlays de pontos negros.

No corpo em tília encontramos um selector de pickups com três posições (braço, braço e ponte, ponte), um pickguard de 3 camadas (preto-branco-preto), dois potenciómetros de volume e dois de tom, a ponte fixa de sistema string-through-body com seis saddles prensadas e cravelhas em estilho vintage. Todas as ferragens têm um acabamento cromado.

Vintage Modified Telecaster Custom

Outra novidade para a Squier, sendo o primeiro modelo de Telecaster Custom da marca. A Vintage Modified Telecaster Custom combina o humbucker Wide Range perto do braço com um single-coil Duncan Designed TE-101B na ponte, permitindo escolher entre um som mais saturado ou mais limpo.

O braço bolt-on em maple com formato “C” apresenta o acabamento de matiz envelhecido, com uma escala também em maple de raio simples de 9.5″. A escala tem 21 trastes de tamanho jumbo médio, com inlays de pontos negros.

No corpo de tília encontramos um selector com três posições (humbucker, humbucker e single-coil, single-coil), um pickguard de 3 camadas (preto-branco-preto), dois potenciómetros de volume e dois de tom, a ponte fixa de sistema string-through-body com 3 barrel saddles e cravelhas em estilho vintage. Todas as ferragens têm um acabamento cromado.

Vintage Modified Jazzmaster

A Vintage Modified Jazzmaster torna um modelo icónico mais acessível. Os retoques contemporâneos incluem um par de pickups single-coil Duncan Designed, com um JM-101N junto ao braço e um JM-101B junto à ponte. Ambos os pickups são construídos com 5 ímans Alnico. Os retoques também passam por uma escala de raio moderno, feita de rosewood (pau-rosa) com 9.5″ de raio simples, 21 trastes de tamanho jumbo médio e inlays de pontos em branco pergaminho.

Por outro lado, a nova guitarra da Squier mantém as características mais distintivas do modelo Jazzmaster, como o circuito duplo de selecção e controlos, a ponte vibrato flutuante e os acabamentos coloridos. A selecção de pickcups tem como opções apenas braço (circuito de ritmo), braço, braço e apenas ponte (circuito lead). Outras características incluem um corpo em tília, pickguard em tortoishell ou de 3 camadas (branco-preto-branco) conforme o acabamento e ferragens cromadas em estilo vintage.

Vintage Modified Jaguar

Tal como a Vintage Modified Jazzmaster, a nova Vintage Modified Jaguar apresenta um modelo que mantém muitas das características originais com um toque moderno. Estes toques incluem um pickup single-coil JG-101N no braço e outro single-coil, um JG-101B, na ponte. Ambos os pickups são Duncan Designed, e têm como opções de selecção as posições apenas braço (circuito de ritmo), braço, braço e apenas ponte (circuito lead). A escala em rosewood (pau-rosa) também apresenta uma medida de raio moderna, 9.5″ simples, com 22 trastes de tamanho jumbo médio. Foram mantidas características clássicas como o tamanho de 24″ para a escala, o circuito duplo de selecção e controlos, a ponte vibrato flutuante e as cores vintage.

O braço bolt-on em maple apresenta um acabamento de matiz vintage, formato em “C” e inlays de pontos em branco pergaminho. No corpo em tília temos um pickguard tortoishell ou de 3 camadas (branco-preto-branco), conforme o acabamento. Ponte, alavanca de tremolo, cravelhas e restantes ferragens são cromadas, com um design em estilo vintage.

Vintage Modified Mustang

A Vintage Modified Mustang é a primeira guitarra do modelo Mustang a ingressar a oferta da Squier. Às características clássicas como a escala de 24″, o selector duplo de pickups (em fase ou fora de fase para cada um) e o sistema de ponte flutuante com vibrato dinâmico foram acrescentadas modificações modernas. Essas modificações passam por um par de single-coils Duncan Designed, com um SC-101N perto do braço e um SC-101B na ponte. O raio da escala também apresenta uma medida mais contemporânea de 9.5″ simples. A escala é feita de rosewood (pau-rosa), com 22 trastes de tamanho jumbo médio.

O braço bolt-on em maple com acabamento de matiz envelhecido em formato “C”, com inlays de pontos em branco pergaminho. No corpo em tília encontramos um pickguard tortoishell ou de Pearloid branco, conforme o acabamento. Outra característica que muda conforme o acabamento são as coberturas dos pickups, que podem ser de um branco envelhecido ou pretos. As ferragens em estilo vintage têm um acabamento cromado, excepto os botões das cravelhas, que tem um acabamento branco.

 

EGITANA