Quantcast


Steinberg WaveLab 11

Steinberg WaveLab 11

Redacção

A Steinberg lançou o WaveLab 11 Pro e Elements. A nova versão vem com uma longa lista de novas funcionalidades, entre as quais suporte alargado para ficheiros de áudio multipista, masterização surround e automatização de parâmetros dos plugins.

Cerca de dois anos após o lançamento do WaveLab 10, o software de edição áudio da Steinberg para masterização e produção acaba de merecer nova actualização. O novo WaveLab 11 introduz uma longa lista de novas funcionalidades, muitas das quais prometem trazer grandes melhorias no fluxo de trabalho. O áudio imersivo e a função Ambisonics estão entre os destaques. Para satisfazer as exigências modernas de pós-produção e masterização, o WaveLab Pro 11 oferece suporte alargado para ficheiros áudio multipista intercalados até 22,2 e formatos de som surround Ambisonics.

A edição Pro também recebe novos grupos de faixas para trabalhar com projectos e stems multipista. As faixas podem ser encaminhadas para um grupo de bus com plugins de efeito e controlos de ganho e panorâmica, antes de o sinal atingir a saída e a secção master. Quem estiver a trabalhar com mix stems pode agora dividir uma pista de áudio em oito subfaixas. Esta funcionalidade também é útil para editar e processar efeitos a partir de clips em camadas.

Um novo painel de automatização foi também adicionado ao WaveLab 11 Pro, que fornece automação de parâmetros com envelopes de clipes para os parâmetros dos plugins VST3. Por falar em plugins, a versão Pro vem com um monte de deles, incluindo Frequency 2, Squasher, Imager, Quadrafuzz v2, MixConvert V6 e VST AmbiDecoder. Também apresenta DeReverb, que foi desenvolvido exclusivamente para o WaveLab, e ainda o novo LIN Pro da MAAT Audio. Outras melhorias no WaveLab Pro 11 incluem o analisador SuperVision do Cubase e Nuendo, um inspector de pistas actualizado, suporte de processamento multi-core para montagens de áudio e muitas outras melhorias.

Por sua vez, o WaveLab Elements 11 também recebe a sua quota-parte de novas funcionalidades. A versão mais pequena do software é popular entre músicos, radiodifusores e podcasters e oferece agora o conjunto completo de funcionalidades do WaveLab Cast, bem como alguns plugins da edição Pro, incluindo o DeEsser, Expander e o PingPong Delay. Tanto a edição Pro como Elements permitem agora carregar conteúdo directamente para plataformas de podcasting populares como Spreaker, Podbean, Soundcloud, Buzzsprout ou Castros. A lista completa de novas funcionalidades no Steinberg WaveLab 11 está disponível aqui.

O Steinberg WaveLab 11 já está disponível, sendo que a licença completa para o WaveLab Pro 11 custa 479 euros, enquanto o WaveLab Elements 11 custa 129 euros. Várias opções de actualização estão igualmente disponíveis na loja virtual da Steinberg. O software requer MacOS Catalina ou Big Sur ou Windows 10. Tudo o que precisas saber sobre o Steinberg WaveLab 11 nos vídeos que se seguem.