Summer NAMM 2019: Gretsch Guitars Com Novas Electromatic e Edições Limitadas

Summer NAMM 2019: Gretsch Guitars Com Novas Electromatic e Edições Limitadas

Redacção

A Gretsch Guitars anunciou as novas Electromatic Double Jet, Electromatic Center Block e a Electromatic Hollow Body numa edição limitada, mas também a G2622TG-P90 Limited Edition Streamliner Center Block P90 with Bigsby and Gold Hardware e a G5021E Limited Edition Rancher Penguin Parlor.

2019 é o ano em que se celebra o 15º aniversário da Custom Shop da Gretsch Guitars, efeméride que assinalamos em artigo que destaca a história e os modelos mais marcantes até aqui. Contudo, a célebre marca não se limita a apresentar modelos da Custom Shop, tendo também várias novidades nas linhas de produção normais. Olhamos as novidades e as suas principais características.

A G5232T Electromatic Double Jet FT com Bigsby captura o power e a fidelidade essencial de uma Jet a um grande preço. Os novos pickups Black Top Filter’Tron na ponte e no braço amplificam e acentuam a capacidade que o corpo tem para produzir um som amplo, balanceado e transparente. Ruidosa e agressiva esta Jet soa com uma notável definição em qualquer nível de gain. Os acabamentos disponíveis para a G5232T são os Casino Gold, Dark Cherry Metallic, Midnight Sapphire ou Tahiti Red. A guitarra apresenta ainda uma ponte Adjusto-Matic com um sistema de tremolo Bigsby B50.

Viva e barulhenta, a popular G5622T Electromatic Center Block Double-Cut com Bigsby foi refrescada com novos pickups e acabamentos. Os novos Black Top Broad’Tron humbuckers na ponte e no braço permitem agudos harmoniosos com um som dinâmico e articulado. Outras características incluem a ponte Adjusto-Matic e o sistema de tremolo Bigsby B70. A G5622T vem em múltiplos acabamentos como Aspen Green, Dark Cherry Metallic ou Georgia Green com o pickguard cinzento e Imperial Stain ou Orange Stain com o pickguard dourado.

Para os esquerdinos a Gretsch disponibiliza a G5622LH Electromatic Center Block Double-Cut V-Stoptail. Com os humbuckers Black Top Broad’Tron a G5622LH apresenta-se versátil em termos de dinâmicas. A ponte é uma Adjusto-Matic e ao contrário da sua homónima para destros, este modelo vem com um V-Stoptail. O acabamento deste modelo vem na cor Georgia Green.

A G5420TG Limited Edition Electromatic ’50s Hollow Body Single-Cut com Bigsby presta homenagem às preciosas Gretsch hollow body dos 50s. Com os pickups Black Top Filter’Tron, este modelo consegue cobrir uma grande paleta sonora bastante versátil que vai desde o jazz, blues até ao rock ‘n’ roll. À semelhança de outros modelos, a G5420TG  vem também equipada com uma ponte Adjusto-Matic e com um Bigsby B60G. Look clássico!

A G5422TG Limited Edition Electromatic Hollow Body Double-Cut com Bigsby (Gold Hardware) apresenta um som cheio, mas refinado, com a ajuda dos pickups Filter’Tron que aliados ao corpo hollow produzem uma voz ressonante e harmónica. Do jazz ao blues, passando pela British Invasion, os Black Top Filter’Tron criam uma paleta sonora versátil radiando brilho, sons quentes mas com aquela pujança Gretsch. Desenhada para impressionar a G5422TG vem com um acabamento numa edição limitada em Midnight Sapphire. A ponte é mais uma vez Adjusto-Matic e o sistema de tremolo, o Bigsby B60G.

A G2622TG-P90 Streamliner Center Block P90 com Bigsby (Gold Hardware) é bastante acessível tendo sido desenhada com base em três factores: resistente ao high-gain, fácil de tocar e um enorme estilo. O som proveniente da G2622TG-P90 consiste numa mistura entre o ousado e o musculado, muito por culpa dos pickups P90. Os dois P90 Soap Bar single coil oferecem um som mais transparente ao contrário de um humbucker tradicional, retendo ao mesmo tempo um midrange cheio. Equipada com um Bigsby-licensed B70 dourado para adicionar brilho e expressão à performance, este modelo destaca-se ainda mais pelo seu acabamento satin em Candy Apple Red.

Uma das “aves” mais fabulosas da Grestch é a G5021E Limited Edition Rancher Penguin Parlor. Tão interessante como a sua “irmã” eléctrica, esta Penguin acústica promete ressoar de uma forma clara e pujante. O Fishman Presys III pickup/preamp proporciona um som rico e cheio. Em termos visuais tem tudo o que podemos esperar de uma Gretsch com um acabamento em Midnight Sapphire acompanhado de hardware dourado.

Para mais informações sobre as guitarras consulta o site da Gretsch.