Summer NAMM 2019: Line 6 Spider V MkII

Summer NAMM 2019: Line 6 Spider V MkII

Nero

A Line 6 diz que os novos Spider V MkII são os seus melhores amps de sempre. A nova Powercab 212 Plus também cativou atenções na Summer NAMM 2019.

Em 2017 chegou aquela que era a mais recente (e já agora titânica) versão dos modelos Line 6 Spider V. Dois anos depois, na Summer NAMM 2019, em Nashville, a Line 6 apresentou uma reformulação completa de gama e refere que estes amps são os seus melhores de sempre. Cada um dos amps na nova gama Spider V MkII Series procura aliar o som tradicional de ligação analógica, piscando o olho aos puristas, com um arsenal de soluções apenas disponível nesta era de vanguarda digital.

As maiores novidades da gama MkII em relação aos modelos anteriores são os novos presets de som: Artist, Iconic Song e Classic, são as categorias que contribuem para um total de 128 predifinições no circuito. Depois há o modo Classic Speaker, que oferece o som orgânico. Há várias opções de tamanho e potência. A gama vai dos modelos mais moderados, o Spider V 30 MkII e o Spider V 60 MkII, aos monstruosos Spider V 120 MkII, Spider V 240 MkII e Spider V 240HC MkII.

Com a excepção do mais compacto V 30 MkII, cada um dos amps possui funcionalidade wireless integrada. Há outra ferramentas no circuito dos amps, como afinador, metrónomo, loops de bateria para jam session, tap tempo e um looper de 60 segundos. Os amps possuem ligação USB para integração com computador.

POWERCAB 212 PLUS

O ano passado surgiu a primeira versão, a Powercab 112 e a 112 Plus. Esta nova não é exclusivo para os modelos Spider V Mk II, aliás, o novo sistema altifalante Powercab 212 Plus é um sistema stereo activo que é um altifalante FRFR e também oferece modos de modelação de som que promete afirmar-se como uma solução a considerar fortemente por entusiastas e profissionais. Acomoda dois altifalantes  coaxiais custom de 12”, bastante leves, em neodímio e com drivers de compressão de altas-frequências.

Os simuladores ou modelações presentes na Powercab não se tratam de modelos de colunas ou respostas de impulsos. No entanto, imitam mesmo clássicos como os altifalantes Greenback e Blue Bell e o seu comportamente com outros designs que podem ser misturados ou somados. Tratando-se de um amp stereo, também oferece efeitos de delay, reverbs e outras modulações, além de configurações para duas guitarras.

O amp é um sistema stereo de 500 watts (2 x 250 watts) e o altifalante foi desenvolvido para suportar os rigores da estrada. Há um ecrã LCD de 2”, 128 vagas para presets de utilizador, saídas XLR directas, MIDI In/Out, AES/EBU e L6 LINKTM I/O, uma segunda entrada multifuncional e a USB audio interface.

Mais info na Line 6.