SUMMER NAMM 2021: Fender California Mini

SUMMER NAMM 2021: Fender California Mini

Nero

A Fender apresentou a sua nova gama de guitarras acústicas, de escala curta (curtíssima, aliás), a California Mini series. Estreia com os modelos Sonoran Mini e Redondo Mini.

Depois do cancelamento em 2020, a Summer NAMM está de regresso a Nashville já nos dia 15 a 17 de Julho de 2021. Com cautelas e um rígido plano de segurança, mas num formato bastante próximo do tradicional, aberto ao público. Nesse sentido, as marcas estão aproveitar para revelar os retoques ao seu catálogo anual.

A par do anúncio da Jag-Stang de Kurt Cobain, a Fender apresentou ainda os modelos de assinatura de Cory Wong (Vulfpeck), J Mascis e ainda uma Stratocaster a celebrar o 30º aniversário desse discaço que é “Screamadelica”, dos Primal Scream. A marca aproveitou para actualizar a gama de entrada Squier Affinity e ainda lançar dois novos pedais de guitarra, o Duel Pugilist e Dual Marine Layer. Sem mãos a medir, e ainda com muitas novidades por apresentar, a marca revelou também os novos modelos mini acústicos, Sonoran e Redondo, parte da gama em estreia, a California Mini.

A Fender tem lutado por fazer com que a sua linha de produção e o seu stock acompanhem a demanda por novos instrumentos, algo que não tem sido uma tarefa fácil, devido ao boom de vendas que sucedeu, principalmente, nos modelos de gamas de “entrada”. Justin Norvell, da Fender, acrescentou: «As necessidades dos actuais criadores e guitarristas estão em constante evolução, especialmente com o aumento das gravações em casa e com o boom dos novos músicos da pandemia. Para satisfazer esta nova procura, tecemos novas especificações e elementos nestes instrumentos inovadores, introduzindo produtos que irão facilitar a experiência de tocar e inspirar jovens, novos músicos, mas também profissionais e fãs de alguns dos nossos mais estimados artistas Fender».

Os modelos Fender California “normais” chegaram em 2018 e, no ano anterior, já haviam sido apresentados os ukuleles California Coast também, sempre em homenagem à região que viu nascer a histórica marca. O press release refere que as guitarras California Mini possuem um “big punch” no que respeita a modelos acústicos compactos e são tão indicadas para principiantes como para veteranos, principalmente por se tratarem de instrumentos fáceis de transportar em viagem. Vamos olhar às principais características de cada um deles.

A Sonoran Mini é construída num corpo em mogno, com tampo em mogno também ou em spruce. A guitarra possui uma escala de 23.3” em walnut, madeira também usada na ponte. Outros componentes incluem a pestana sintética de NuBone, tal como a sadle, cabeça com o design Stratocaster “six-in-line” e um pickguard bem singular. Os acabamentos disponíveis são o All Mahogany e o Natural. A Redondo Mini possui uma escala ainda mais curta, de 22.75”. A guitarra é construída com corpo em mogno e tampo em spruce (abeto) e está disponível nos acabamentos Sunburst e Natural. Repete as madeiras (escala e ponte) e materiais NuBone na pestana e saddle do modelo Sonoran.

A gama California Mini deverá chegar ao mercado em Setembro de 2021. Ambos os modelos (e respectivas opções de acabamentos) terão preços a rondar os 200 paus (inclui gig bag). Mais detalhes na Fender.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA