SUMMER NAMM 2021: Gibson Prepara Verão Explosivo

SUMMER NAMM 2021: Gibson Prepara Verão Explosivo

Nero

A Gibson anunciou a chegada, durante as próximas semanas, de novidades como a Slash Collection na Epiphone; novos modelos Custom Shop em homenagem às históricas ’58 Korina Flying V e Explorer; e a muito antecipada assinatura de Jerry Cantrell, além de novos modelos de assinatura de Tony Iommi e Nathaniel Rateliff.

Depois do cancelamento em 2020, a Summer NAMM está de regresso a Nashville já nos dia 15 a 17 de Julho de 2021. Com cautelas e um rígido plano de segurança, mas num formato bastante próximo do tradicional, aberto ao público. Nesse sentido, as marcas estão a anunciar várias novidades para o segundo semestre de 2021 em diante, caso da Gibson.

A gigante marca de guitarras anunciou oficiosamente que, depois dos dois modelos Custom Shop, chegará a versão USA Standard da Adam Jones Silverburst Les Paul, modelo de assinatura personalizado do guitarrista dos Tool. Já a nível oficial, acabam de ser anunciadas novidades, como a chegada da Slash Collection à Epiphone que, em Janeiro passado, o guitarrista dos Guns já havia mostrado; novos modelos Custom Shop em homenagem às históricas ’58 Korina Flying V e Explorer; e a muito antecipada assinatura de Jerry Cantrell, além de novos modelos de assinatura de Tony Iommi e Nathaniel Rateliff.

Os detalhes sobre a maioria dos instrumentos, particularmente os de assinatura, ainda não são muitos. Afinal, ainda nem estão expostos no site oficial da marca. Portanto, vamo-nos centrar naquilo que sabemos…

Foi uma das grandes novidades apresentadas na NAMM 2020com expansão ao longo do ano, e vai prosseguir em 2021. Falamos da Colecção Slash com a Gibson que agora se alarga à Epiphone. Todos os modelos já apresentados pela Gibson terão versões mais económicas na Epiphone. Nos specs ainda não há detalhes, mas muitos serão os mesmos dos modelos mais caros da Gibson. Os acabamentos Appetite Burst, November Burst, Anaconda Burst e Vermillion Burst, estão confirmados. Há ainda um “Victoria” Les Paul Standard Goldtop, e uma J-45 acústica em Vermillion Burst (na foto em baixo) e November Burst.

«Estamos numa viagem muito emocionante com o Slash e hoje anunciamos a ampliação da nossa colaboração com o lançamento da Epiphone Slash Collection», disse Cesar Gueikian no press release. «A nossa nova Epiphone Slash Collection leva a nossa colaboração com o Slash ao próximo nível, expandindo a oferta dos modelos icónicos Slash para Epiphone com preço acessível. Slash esteve intimamente envolvido em todos os aspectos do desenvolvimento da sua nova Epiphone Collection». A Epiphone Slash Collection irá, segundo Gibson, receber a sua apresentação completa na próxima terça-feira, 20 de Julho.

Depois, temos o par de novos modelos Custom Shop, a Korina Explorer de 1958 e a Korina Flying V de 1958 [foto de entrada]. As duas guitarras – que passaram dois anos inteiros em desenvolvimento – apresentam o tratamento de envelhecimento Murphy Lab, escalas em rosewood brasileiro e os acabamentos em madeira Korina dourada. A empresa recorreu a tecnologia de digitalização 3D para passar a pente fino múltiplos modelos Flying V e Explorer de 1958 (o primeiro ano de produção de cada modelo) e reproduzi-los, exaustivamente, até ao último detalhe. Até os estojos originais das guitarras – castanhos com interiores de pelúcia rosa – foram clonados. 19 Explorers e 81 Flying Vs foram construídos em 1958, pelo que, em homenagem a essas construções pioneiras, a Gibson Custom Shop fará o mesmo número destas delicadas recriações. As guitarras estão prontas para um lançamento a 27 de Julho, altura em que esperamos voltar a este assunto e revelar mais sobre o que escondem estas belezas.

Por fim, a Gibson anunciou ainda a chegada, muito em breve, das três assinaturas de artistas: a Tony Iommi SG Special, que sucede à réplica de edição limitada da lendária “Monkey ’64 SG; a Nathaniel Rateliff LG-2 Western Acoustic em Vintage Sunburst e a Jerry Cantrell “Wino” Les Paul. Está programado que cheguem ao longo do mês de Agosto de 2021. A colaboração entre a Gibson e o líder dos Alice In Chains foi anunciada há, sensivelmente, um ano atrás. Depois de muita espera, e considerando o seu título, a nova guitarra será uma réplica da ’90s Wine Red Custom Shop Les Paul de Cantrell. Além da parceria com a Gibson, Cantrell viu a estreia dos seus amps de assinatura com a Friedman há dois anos atrás. Esses foram um dos modelos que elegemos para a lista de melhores amps de guitarra em 2019.

Jerry Cantrell com a ’90s Wine Red Custom Shop Les Paul, na passagem dos Alice In Chains no Passeio Marítimo de Algés em 2018. Foto da nossa Inês Barrau.

Este anúncio trata-se mais de uma acção de charme da marca do que uma completa apresentação das características e specs das guitarras. Desse modo, vão estando atentos a esta vossa (estimada, certo?) publicação, pois nos momentos próprios vos daremos mais a saber sobre estes modelos. Vão ainda ficando atentos aos sites da GibsonEpiphone.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA