Sunn O))) LifePedal

Sunn O))) LifePedal

Nero

Os Sunn O))) criaram, em colaboração com a malta da EarthQuaker Devices, o LifePedal Octave Distortion + Booster. O pedal é paralelo ao mais recente trabalho do projecto, “Life Metal”.

Durante as sessões de “Life Metal”, Stephen O’Malley e Greg Anderson trabalharam extensivamente na moldagem dos seus sons, de forma a criar um espectro de energia mais amplo sobre a potente saturação de som que lhes é habitual.

A dupla trabalhou em conjunto com Steve Albini e o resultado final é deveras impressionante. O som respira e oprime, oferece luminosidade e cor, mas também sombras. Sente-se sintético e orgânico.

É aí que surge o LifePedal, um pedal que foi desenvolvido para representar o núcleo da parede de som usada nas sessões do disco, para excitar as válvulas dos múltiplos amplificadores vintage Sunn O))) Model T.

SPECS

Trata-se de um pedal de distorção e octave com um circuito booster também incluido no chassis de alumínio. O circuito Octave Distortion tem impedância de entrada de 1M e de saída a <1K. O circuito Booster possui impedância de entrada a 500K e saída a <1K também. Pode ser alimentado por uma pilha 9v ou um transformador de 9 volts com centro negativo de 2.1mm. O pedal é true bypass. Os controlos existentes são Octave (misturador do efeito), Distortion (até +60dB de gain), Filter (filtro low pass com resposta de frequência entre 500Hz e 30kHz) e Amplitude (volume de saída do circuito octave distortion).

SOM & PERFORMANCE

Trata-se de um pedal de distorção e octave com um circuito booster também incluido no chassis de alumínio. É modelado a partir do clássico pedal de distorção LM308 “White Face”. É mesmo uma reprodução bem fiel desta unidade. As únicas modificações feitas ao circuito original estão na secção de clipping.

O circuito “White Face” tradicional usa um par de díodos de silicone, para um crunch com maior compressão. Já o LifePedal apresenta duas opções de clipping adicionais, para melhorar a adaptação a diferentes rigs. Na primeira posição não há díodos, para permitir que se use o Op Amp no máximo volume. A segunda posição utiliza dois díodos de silicone e um LED numa configuração assimétrica de clipping. Isto permite um crunch ligeiramente comprimido e suavizado, semelhante a um amplificador a válvulas. Finalmente, na terceira posição está a configuração do circuito original e o seu som clássico.

[ABRE A GALERIA PARA VER MAIS IMAGENS DO LIFEPEDAL]

O circuito Octave é um full-wave rectifier analógico bastante discreto, construído em torno de um par de díodos Russian Germaniem. Localizado na entrada do circuito, o controlo Octave mistura-se lentamente no sentido dos ponteiros do relógio. Por ser analógico, é monofónico e funciona melhor tocando notas singulares acima do 12º traste, usando o pickup do braço. Tocar acordes irá tornar o som caótico. usar o pickup da ponte e tocar abaixo do 12º traste irá criar um efeito de oitava demasiado súbtil.

A secção de boost é um discreto circuito MOSFET, desenhado para rebentar com as válvulas de pré. É um booster de alta impedância 100% limpo/neutro que acrescenta, efectivamente, uma coloração bastante reduzida ao som. Não acrescente qualquer distorção, mas possui um tremendo output para potenciar a saturação do amp.

O Octave e distorção e o Boost podem ser usados de forma somada ou independente, via footswitch. A Cruz Petrina marca o circuito octave-distortion, a Cruz Cristã marca o circuito booster. O pedal, limitado a 1000 unidades, pode ser comprado isoladamente ou em conjunto com o álbum “Life Metal” e outro merch dos Sunn O))). Mais no Reverb.