T-Rex Duck Tail disponível no mercado

Timóteo Azevedo

O pedal de delay dinâmico T-Rex Duck Tail já se encontra disponível no mercado. O pedal está equipado com a função de ducking, que permite evitar o enovelamento do delay por excesso de repetições sobrepostas. O ducking funciona fazendo com que o efeito de delay seja automaticamente reduzido quando o sinal de entrada é superior a um determinado nível.

O nível em que a função de ducking entra em acção é calibrado por um potenciómetro de sensibilidade. Esta função elimina o enovelamento do efeito de delay ao prevenir que as várias repetições se sobreponham entre si, como quando se tocam acordes ou melodias mais rápidas. Também dá um novo aspecto dinâmica ao efeito, permitindo que acentuações como o staccato não percam o impacto por causa do prolongamento provocado pelo delay. Uma vez que a função entra em acção conforme o nível de sinal, o controlo dinâmico do delay é feito pela quantidade de força que se usa quando se toca. Uma execução mais suave deixa transparecer o efeito, uma execução mais agressiva activa o ducking e elimina o delay.

Para além do efeito de Duck, o pedal vem equipado com mais dois modos de delay sem função de ducking. O modo Classic oferece um timbre clássico de delay. Por seu lado, o Tape proporciona uma reprodução do tom das máquinas vintage de delay qie operavam com uma fita em loop. Os tipos de efeitos são escolhidos através de um selector no centro do Duck Tail, com o controlo de sensibilidade acima.

O sinal também é moldado através de quatro potenciómetros. O controlo de Level define o nível do sinal de saída do pedal. O potenciómetro de Delay calibra a mistura entre o efeito de delay e o sinal de entrada, com o controlo de Feedback a definir o número de repetições e o de Time a calibrar a proporção das repetições. Esta proporção pode ser definida no intervalo entre 10 e 1.000 milissegundos. Também podemos definir o tempo de delay por tap tempo, através do interruptor dedicado presente no canto inferior direito do Duck Tail.

Um potenciómetro no painel lateral define o sinal de entrada, e tem um LED incorporado que se acende quando o sinal é elevado demais e corre o risco de sobrecarregar os circuitos do pedal. O interruptor de ON/OFF controla a activação ou bypass do pedal.

A T-Rex Engineering é oficialmente representada em Portugal pela F. Ribeiro.

EGITANA