Takamine Portugal

Takamine Portugal

Timóteo Azevedo

A Takamine lançou uma página de apoio no Facebook para os guitarristas utilizadores dos instrumentos da marca. A página é dedicada aos músicos portugueses, que podem colocar as suas dúvidas e relatar eventuais problemas que possam ter com os seus instrumentos Takamine. A plataforma também servirá para anunciar novidades sobre a oferta da marca, assim como a participação em passatempos ou outras actividades promovidas pela Takamine.

 

Meio século acústico

 

A Takamine teve um começo humilde como uma pequena oficina de instrumentos musicais no sopé do monte Takamine em Gifu, no Japão central. Fundada em 1959, o crescimento da marca foi acompanhando a popularização da guitarra no Japão do princípio dos anos de 1960. À medida que a companhia crescia, também crescia a necessidade de procurar e desenvolver as técnicas de construção, assim como atrair potenciais talentos para o design e produção dos instrumentos.

É neste contexto que Mass Hirade se junta à Takamine em 1968. Hirade tem um papel crucial na implementação de várias melhorias no desenho dos instrumentos e na qualidade de construção. Em 1975, Hirade começa a criar uma rede de exportação para os produtos da Takamine, procurando negociar directamente com os distribuídores locais de vários pontos do globo. Devido à sua contibuição, os modelos de guitarra clássica da Takamine ainda carregam o nome de Hirade actualmente.

Alguns anos mais tarde, em 1978, a Takamine surgiria com uma inovação na forma de captar guitarras acústicas. O desenvolvimento do pickup Palathetic fez da marca uma das pioneiras na oferta de guitarras electro-acústicas. Este sistema integrava o pickup na própria ponte, com um piezo individual para cada corda que minimizava o feedback e o cruzamento de frequências entre cordas. O facto de o pickup estar embutido na própria ponte também permitia captar tanto a vibração da corda como do tampo da guitarra, resultando num timbre mais realista. O primeiro modelo electro-acústico da Takamine, o PT-007S, seria lançado em 1979.

Outras inovações desenvolvidas pela marca foram a introdução de um pré-amplificador com equalização paramétrica, a utilização de tecnologia laser no design dos inlays e o desenvolvimento do pré-amplificador CTP-1 Cool Tube (o primeiro pré-amplificador valvulado numa guitarra acústica), entre outras inovações numa história que celebrou meio século em 2012.

Entre os utilizadores de guitarras Takamine encontramos músicos como Kiko Loureiro (Angra), Richard Bernstein e Paul Landers (Rammstein), Jon Bon Jovi, Glenn Frey (Eagles), Bruce Springsteen, Benji Madden e Joel Madden (Good Charlotte), John Scottfield, e Jonathan Fritz (Lionel Richie), entre muitos outros.

 

Podes consultar a página de apoio da Takamine Portugal aqui.

EGITANA