Tascam Mixcast 4, Podcast Studio

Tascam Mixcast 4, Podcast Studio

Redacção

O novo e multifacetado “all-in-one” Tascam Mixcast 4 permite gravar e editar podcasts de forma simples e intuititva.

Com o novo Mixcast 4, a Tascam apresenta a sua visão para um estúdio de podcast tudo-em-um. Com um mixer para quatro microfones e outras fontes de áudio, pads de disparo de sons e efeitos, gravação multi-pista integrada e áudio USB, o Mixcast 4 parece ser um produto com a competência esperada que oferece uma solução completa para podcasting. Vem acompanhado de um software de gravação personalizado, concebido para editar e terminar gravações de podcast no computador.

Os estúdios de podcast, tais como o RødeCaster Pro, os dispositivos PodTrack P4 e P8 da Zoom e o Flow 8 da Behringer são uma abordagem mais conveniente em comparação com a montagem de um estúdio peça por peça. No entanto, e enquanto uma grande parte da tentativa/erro é removida, não se pode escolher uma configuração personalizada. É por isso surpreendente que a Tascam tenha demorado tanto tempo a invadir esta área. Ainda assim, mais vale tarde do que nunca!

O novo Mixcast 4 oferece quatro entradas de microfone e quatro saídas de auscultadores para lidar com um grupo de até quatro apresentadores. A função de auto-mistura permite ajustar automaticamente os níveis de microfone e ajuda a alcançar uma mistura equilibrada. Há também uma interface Bluetooth e uma ligação TRRS de 4 pinos para ligar os convidados por telefone.

Para adicionar efeitos sonoros e música, o Mixcast 4 apresenta 8 pads iluminados e multicoloridos. Um banco de sons de fábrica está também incluído, sendo também possível o utilizador colocar os seus próprios sons nos pads. Além disso, efeitos tais como distorção e reverb podem ser controlados a partir dos pads. Um ecrã táctil de 5 polegadas proporciona uma visão geral dos níveis de microfone e outras fontes sonoras, bem como acesso imediato a todas as funções do Mixcast 4.

O gravador integrado grava podcasts com um máximo de 14 faixas num cartão SD. Aqueles que preferem gravar, editar e terminar os seus podcasts no computador podem também utilizar o Mixcast 4 como interface áudio USB com 14 entradas e duas saídas.

A Tascam lançou ainda uma aplicação gratuita de edição de podcasts concebida especificamente para o Mixcast 4. Destina-se a permitir a gravação e edição intuitiva sem um extenso conhecimento de DAW. A aplicação Tascam Podcast Editor está disponível para Windows, macOS e iOS. Uma versão Android está prestes a ser lançada.

Mais informações sobre o Tascam Mixcast 4, que vai ter um preço de 629 euros, aqui. Podes também consultar algumas das nossas sugestões de melhores podcasts para músicos e audiófilos, assim como o próprio podcast da Arte Sonora, disponível aqui.

EGITANA