TC Electronic Flashback X4 Delay and Looper

Timóteo Azevedo

A TC Electronic lançou a reencarnação do seu pedal de delay Flashback. O novo TC Electronic Flashback X4 Delay and Looper carrega o legado do pedal original, ao qual foram acrescentadas funções e características que os utilizadores sugeriram.

A primeira coisa em que se repara é que o pedal aumentou de tamanho, tendo agora 4 botões e 5 potenciómetros. A adição de botões deve-se a um pedido recorrente dos utilizadores do Flashback, a capacidade de aceder a presets. Esta função é providenciada pelos três primeiros botões, sendo que o quarto é a adição de um controlador dedicado de tap tempo. O tap tempo pode também ser definido mais pormenorizadamente usando as três escolhas de subdivisão rítmica de semínima, colcheia pontuada e semínima mais colcheia pontuada.

O Flashback X4 Delay and Looper também apresenta mais um tipo de delay, totalizando 12 efeitos. Nos efeitos podemos encontrar desde o timbre do clássico 2290 (também da TC Electronic) a delays analógicos, tape echos e space delays, entre outros. A escolha do efeito a utilizar é feita através do primeiro potenciómetro. O tempo de delay, feedback e nível do efeito são definidos pelos três potenciómetros seguintes.

Para além disso, tem quatro bancos dedicados aos efeitos TonePrint, uma ideia e projecto da TC Electronic. Os engenheiros da empresa trabalham em conjunto com guitarristas de renome para que estes músicos construam o seu pedal de sonho. O resultado é colocado online e pode ser descarregado pelos utilizadores que os inserem nos equipamentos da TC Electronic especificamente preparados para tal. Os Tone Prints podem ser carregados nos pedais através de USB ou via wireless com a aplicação própria para iOS ou Android. O Flashback X4 Delay and Looper já vem com quatro TonePrints incorporados com timbres de delay criados em colaboração com Steve Morse (Deep Purple), Doug Aldrich (Whitesnake), Bumblefoot (Guns N’ Roses) e Munky (Korn).

O pedal vem equipado com um looper que armazena até 40 segundos de som, e que também têm uma função de undo/redo. Os motores sonoros do delay e do looper funcionam separadamente, e o looper é controlado através dos quatro botões. Para aceder ao looper utiliza-se um pequeno selector entre os dois últimos potenciómetros, sendo o volume do áudio gravado definido pelo último potenciómetro.

O Flashback X4 Delay and Looper tem duas entradas e duas saídas para conectividade em mono ou estéreo, assim como uma entrada e uma saída MIDI para controlar e sincronizar o pedal remotamente. Também apresenta uma entrada para ligar um pedal de expressão. O circuito está construído de forma a que o sinal analógico de entrada nunca seja convertido para digital, não adicionando cor que pode ser indesejada. Podemos conectar directamente o pedal à guitarra ou usá-lo num loop de efeitos de um amplificador, e escolher entre um bypass verdadeiro ou um buffered bypass.

O pedal traz incluída a fonte de alimentação de 9 V.

EGITANA