Quantcast


TC Electronic: Renascimento do Stereo Chorus Flanger (Gold) no Seu 45º Aniversário

TC Electronic: Renascimento do Stereo Chorus Flanger (Gold) no Seu 45º Aniversário

Miguel Grazina Barros

A renomeada marca de pedais de guitarra TC Electronic celebra o 45º aniversário do seu primeiro pedal – o Stereo Chorus Flanger (SCF).

O SCF Gold comemora o aniversário do pedal de estreia da marca – que foi originalmente lançado pelo fundador Kim Rishøj em 1976 – e promete rejuvenescer o modelo original, introduzindo um conjunto de «atualizações muito pequenas, mas cruciais». A oferta comemorativa permanece fiel ao seu ADN, mas apresenta um punhado de atualizações modernas, incluindo um opamp extra para aumentar o headroom e operação a 9V DC.

À primeira vista, é idêntico ao primeiro SCF – excluindo o texto dourado, claro. Em termos de controlos, existe um único footswitch de bypass, bem como três potenciómetros para a Velocidade, Amplitude e Intensidade. Entre eles está um seletor de modo, que alterna entre Chorus, Pitch Modulation e Flanger.

Outros detalhes incluem os outputs mono/stereo fiéis ao original, bem como bypass e inputs externos.

A velocidade e a amplitude são responsáveis ​​por ditar o grau do efeito escolhido, enquanto a intensidade pode ser usada lentamente para ajustar sons específicos, dependendo do modo que estás a usar.

No modo Chorus, a intensidade determina a profundidade de entalhe do efeito, enquanto que no modo Pitch Modulation e Flanger o parâmetro controla a quantidade de pitch shifting e regeneração de sinal, respectivamente.

«De certa forma, foi uma tarefa fácil, pois na verdade havia muito pouco a melhorar», disse Paul Robert Scott, Gerente de Produto. «Mas na realidade, é claro, também foi um desafio. Foi um bom equilíbrio entre prestar homenagem e permanecer fiel, enquanto atualizava aspectos específicos onde as novas tecnologias tornaram possível fazê-lo.»

De acordo com Scott, estas novas tecnologias o fazem com que o SCF Gold fosse refinado para torná-lo mais compatível com as pedalboards modernas, graças a uma nova alimentação de 9V DC que substitui um transformador com fio.

Em termos de desempenho, um novo amplificador operacional (opamp) foi introduzido no estágio de pré-amplificador, numa tentativa de criar maior headroom, melhor resposta de baixa frequência e uma faixa dinâmica mais ampla. O SCF Gold também recebeu um LFO LED maior e mais poderoso – que fica acima do botão de modo – que visa tornar mais fácil para os usuários verem de relance se o pedal está acionado ou não.

«Mas em todos os outros aspectos», continuou Scott, “permanecemos fiéis ao original – desde o ganho de entrada ajustável até o design do circuito do dispositivo Bucket Brigade, e é claro que tem o mesmo spread stereo incrível e relação sinal/ ruído irreal que deu ao SCF seu apelido: O Som do Silêncio”.

O SCF Gold custará 154€. Para mais informações visita o site da TC Electronic.

EGITANA