TC Electronic Plethora X5

TC Electronic Plethora X5

Nero

Depois de vários meses em silêncio, a TC Electronic apresentou oficialmente a Plethora X5, uma pedalboard que reúne todos os modelos TonePrint da marca dinamarquesa.

Em Setembro de 2019, a TC Electronic anunciou sem quaisquer detalhes um pedal multi-efeitos que seria “pau para toda a obra”. Mas depois disso nunca mais surgiu qualquer outra informação sobre o produto, nem no final do ano, quando começam os anúncios do que irá estrear na NAMM, nem na própria exibição em Anaheim, que decorreu em Janeiro.

Foi há poucos dias que, de repente, a marca dinamarquesa revelou oficialmente a Plethora X5 TonePrint Pedalboard. Trata-se de uma pedaleira com cinco secções de efeitos separadas, cada uma com o seu específico footswitch MASH (design sensível à pressão). Basicamente, a Plethora X5 contém cada um dos modelos de pedais TonePrint que a TC lançou até ao momento e que incluem efeitos como pitch-shifting, delay, reverb, enfim praticamente qualquer tipo de modulação que se possam lembrar.

O conceito TonePrint é o amor! A ideia é que os pedais sejam mais compactos, intuitivos e ilimitados na versatilidade. Cada pedal da gama, além dos seus parâmetros de definição normais, possui a variação TonePrint. O TonePrint permite editar em ambiente digital o vosso som ou até descarregar configurações do efeito de outros utilizadores (famosos ou anónimos). Cada um desses TonePrints está disponível numa base de dados da TC Electronic e pode ser descarregado para o pedal via USB ou através de uma app específica da TonePrint – podem descarregar o TonePrint que quiserem a meio de uma actuação com um smart phone, completamente wireless. Mega cena! Há um par de anos, rodámos alguns dos modelos da colecção TonePrint, como o Dark Matter ou o Röttweiler.

Voltando à nova pedalboard, a Plethora permite criar cerca de 127 pedalboards virtuais separadas, cada uma com um limite de cinco pedais, além da capacidade para armazenar até um total de 75 TonePrints para cada efeito. Depois, cada efeito pode ser carregado em qualquer “cartucho” virtual do pedal e em qualquer ordem. A TC Electronic foi generosa ao ponto de incluir um FX Loop que também pode ser movido a gosto na ordem da cadeia de sinal. Desta forma, podem ter o som dos efeitos da Plethora antes ou depois de outros pedais externos que usem.

O conceito TonePrint é essencial nesta unidade, daí cada um dos efeitos ter apenas um botão de controlo e o grosso da edição ser feito via Bluetooth, através da app TC TonePrint.

Outras características a destacar são as entradas e saídas em stereo, mais simulador de coluna com voicing tipo British. A TC Electronic está a promover a Plethora prometendo crecorrentes e contínuas actualizações de firmware. O tamanho compacto desta unidade também é um factor extremamente positivo, até pela quantidade de soluções que promete oferecer e por não roubar muito espaço a pedais que considerem indispensáveis na vossa pedalboard.

Podem descobrir mais especificações na TC Electronic. A Plethora ainda irá demorar um par de meses a chegar ao mercado e não há nenhum preço confirmado oficialmente, embora as primeiras informações apontem para um valor bastante acessível.