TC-Helicon VoiceTone Mic Mechanic

Timóteo Azevedo

A TC-Helicon aumentou a sua oferta de à gama de pedais de efeitos VoiceTone para vocalistas com o Mic Mechanic. É mais uma das novidades da NAMM 2012 de Verão.

O Mic Mechanic apresenta-se como uma solução simples de usar, sem uma quantidade infinita de presets e de efeitos que podem não interessar a todos os vocalistas. Os controlos são três potenciómetros e um botão, onde o primeiro define o tipo de efeito, o segundo a mistura com o sinal original e o terceiro a quantidade de correcção tímbrica cromática feita sobre a voz, caso uma nota falhe.

Os efeitos disponíveis dividem-se em 8 presets de reverberações e delays para serem usados individualmente ou como combinações entre os dois tipos. As reverberações foram retiradas da série VoiceLive, e apresentam as opções de “Hall“, “Club” e “Room“. Nos delays, podes escolher entre um pequeno reflexo até um eco de frases completas, existindo a possibilidade de fazer ajustar o efeito ao tempo da música.

O botão de “Tone” activa o ajuste automático de equalização, compressão, atenuador de sibilantes e gating.

A nível de conexões, o Mic Mechanic apresenta uma entrada de microfone XLR com pré-amplificador. A entrada garante o fornecimento constante de alimentação phantom +48V. A saída XLR envia um sinal balanceado para o aparelho seguinte, para que se perca a menor qualidade possível do sinal de voz. Uma porta USB permite conectar com a plataforma para VoiceSupport onde os utilizadores podem encontrar truques e actualizações de firmware para o VoiceTone Mic Mechanic. Tudo embrulhado num chassis rebusto de metal.

O pedal ainda incluí uma ligação especial para o microfone MP-75 da TC-Helicon, que tem uma função de controlo dos pedais de efeitos da marca no próprio chassis do microfone.

O VoiceTone Mic Mechanic surge como opção para os vocalistas que não querem mudar a sua voz, apenas a querem fazer soar bem mesmo que a disponibilidade de equipamento seja escassa. O incío da distribuição está previsto para Outubro, com um preço de venda ao público de 149€.

EGITANA