NAMM 2019: Teenage Engineering, Pocket Operator Series

NAMM 2019: Teenage Engineering, Pocket Operator Series

Nero

A vibrante Teenage Engineering criou uma nova gama de sintetizadores modulares. Super baratinhos, se não se importarem de os montar!

Os três novos modelos possuem preços entre os €130 e €440 e cada um vem num kit que é necessário montar. Mantendo-se nesta dinâmica de baixo custo, a gama modular PO foi desenvolvida como uma plataforma de sintetização modular acessível a novos entusiastas, permitindo-lhes a exploração e o crescimento em paralelo com o próprio sistema.

A Teenage Engineering encoraja mesmo a expansão do formato ao mudar os módulos para um chassis “aberto”, onde podem ser acrescentados novos módulos e configurações totalmente personalizadas.

Cada unidades tem o chassis pré-configurado, feito em alumínio maleável e com compatibilidade Eurorack: ±12 volts, com pontos de patching de 3.5mm patch points. Todos os conjuntos estão acompanhados de manual de montagem de 70 páginas a cores, incluindo exemplos de patches (ligações).

A opção de módulo singular está prevista para o avançar deste ano. Enquanto não chega, eis as características básicas de cada um dos novos modelos…

16 | O mais pequeno da gama. O seu nome está obviamente relacionado com o teclado de 16 teclas, que incluem a opção de afinação individual. O 16 é basicamente um controlador e surge acompanhado de um sequenciador programável no seu circuito, que pode ser alimentado por duas pilhas AA.

170 | O modelo intermédio. O 170 é um sintetizador monofónico analógico com teclado integrado, sequenciador programável e com caixa altifalante. Vem acompanhado de um total de nove módulos e oito cabos de patching.

400 | O topo de gama inclui um sequenciador 16 step, três osciladores, filtro, LFO e possui um total de 16 módulos, vindo acompanhado de oito cabos de patching.

Os sintetizadores já estão disponíveis para vebnda. Podem descobrir mais na Teenage Engineering.