Golden Reverberator, Starlight Echo Station & Astra Modulation Machine

Golden Reverberator, Starlight Echo Station & Astra Modulation Machine

Redacção

A Universal Audio mandou-se ao mundo das stompboxes com um novo trio de pedais de guitarra de elite, que a empresa californiana promete oferecer «autenticidade sónica».

É uma acção arrojada da Universal Audio, entrar de frente no preenchido universo de pedais. A nova linha UAFX compreende o Golden Reverberator, o Starlight Echo Station e o Astra Modulation Machine, todos equipados com motor UAFX de duplo processador e três sons centrais.

Todos eles têm os modos Live e Preset e os utilizadores podem ainda descarregar mais efeitos da Universal Audio e escolher se os querem executar em mono ou em stereo. Como seria de esperar, a série UAFX tem um aspecto incrível. Os pedais têm comutação silenciosa e são construídos para durar. Espera-se que cheguem ao mercado na Primavera de 2021 a marcar €399 cada.

Revemos as principais características já de seguida.

Golden Reverberator | Tal como os outros companheiros da série, o Golden Reverberator ostenta seis knobs que controlam parâmetros de reverb padrão como decay, pre-delay e mix e os não tão habituais bass, treble e modulation. À esquerda, através do primeiro interruptor basculante, podes seleccionar os reverbs Spring 65 (emula o reverb de válvula vintage), Plate 140 (clássico plate de estúdio) e Hall 224 (digital vintage).

Starlight Echo Station | Os três modos de eco e delay foram inspirados pelas unidades de hardware dos anos 1960 e incluem Tape EP-III, Analog DMM e Precision. Juntamente com os controlos padrão wet/dry, feedback e delay, é possível ajustar a cor do pré-amplificador, o desgaste da fita e a modulação. Mais uma vez, o tipo de delay e predefinições são seleccionados através de interruptores de mini-toggle.

Astra Modulation Machine | Descrito como «estação de trabalho sónica completa» e que oferece uma vasta gama de efeitos clássicos de modulação. Há flanger estilo anos 1970 (Flanger DBLR), chorus (Chorus Brigade) e tremolo (Trem 65), com modos secundários como o vibrato e acesso através de um mostrador rotativo de duas posições. O Astra tem controlos para speed, depth e intensidade da modulação, e ainda shape e shade.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA