UNO Synth Pro & UNO Synth Pro Desktop

UNO Synth Pro & UNO Synth Pro Desktop

Redacção

A IK Multimedia entra “polifonicamente” em 2021 e apresentou dois novos produtos de uma vez só: o UNO Synth Pro e a versão mais light, o UNO Synth Pro Desktop.

Dois formatos para responder às necessidades de todos os músicos. Preparado para o palco com construção em metal e teclado premium, ou ultra-portátil, com alimentação via USB e teclado capacitivo. O UNO Synth Pro promete ser a próxima geração do sound design analógico num formato inteligente e que cabe em qualquer espaço e orçamento.

O UNO Synth Pro é uma nova máquina de som analógico parafónico de três osciladores montada num robusto chassis metálico com um teclado Fatar de 37 teclas, enquanto a versão Desktop embala o mesmo motor numa unidade de secretária mais pequena no tamanho e na forma, muito semelhante ao UNO Synth original. Seria de esperar que pudesse haver alguns extras na versão de teclado, como polifonia adicional ou mais espaço para cartões de sons, mas não, ambos os modelos são idênticos.

Os três osciladores analógicos têm formas de ondas variáveis que se podem alternar. Já o filtro é um desenho duplo com o filtro multimodo OTA de 2 pólos do UNO Synth original combinado com um novo filtro SSI de 2/4 pólos de baixa passagem. Podem ser configurados em série ou em paralelo em até 24 combinações.

Existem dois envelopes e dois LFOs e uma matriz de modulação de 16 ranhuras para encaminhamento, culminando num pacote decente de efeitos, sendo, portanto, um sintetizador com todas as funcionalidades. Juntamente com o teclado Fatar ou o teclado capacitivo de toque da versão Desktop, vem um sequenciador de 64 passos e um arpeggiator de 10 modos, incluindo um modo acorde para trabalhar os osciladores parafonicamente.

Na parte de trás há um generoso fornecimento de CV/Gate, MIDI/USB e uma entrada de áudio que alimenta o filtro e os efeitos mais uma passagem para as unidades de encadeamento. Quanto a preços, o UNO Synth Pro Desktop atinge os 399€, enquanto o Uno Synth Pro os 650€ e ambos devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2021. Mais informações aqui.

EGITANA