VOX Apache Bass Series

Timóteo Azevedo

Depois da apresentação da gama de guitarras de viagem VOX Apache Series na edição de Verão da NAMM 2012, a VOX lança agora modelo de baixo eléctrico dentro da mesma lógica. A VOX Apache Bass Series também apresenta dois modelos, o Apache I Bass e o Apache II Bass, e tal como as guitarras recuperam dois estilos de corpo estreados na década de 1960.

 O Apache I Bass apresenta o formato de corpo Teardrop, enquanto o Apache II Bass é esculpido no formato Phantom. Ambos os modelos têm um corpo de tília [basswood], protegido por um pickguard de plástico com camada tripla. O braço em maple duro apresenta uma escala de pau-rosa [rosewood] com 762 mm de comprimento e 21 trastes. A cores disponíveis são White (ilustrado acima), Seafoam, Salmon Red (ilustrado abaixo) e Sunburst de três cores para o Apache I Bass. O Apache II Bass apresenta corpos com as cores White, Seafoam, Salmon Red e Black (ilustrado acima). Ambos os modelos têm ferragens cromadas.

A nível de electrónica, o maior destaque vai para o amplificador incorporado no corpo do baixo. O amplificador apresenta dois canais, normal e brilhante. O som pode ser moldado através de um potenciómetro de ganho, tom e volume geral, debitado com uma potência aproximada de 0,7 watts por um único altifalante de 4″. A vibração das cordas é captada por um pickup single-coil de baixo, desenhado pela VOX.

Para além do amplificador, a Apache Bass Series apresenta uma caixa de ritmos com vários tipos de acompanhamentos. Podemos escolher entre 10 géneros musicais que vão desde os mais comuns 8 beat ou 16 beat ou até outros estilos como blues, funk, reggae e padrões complexos de compassos irregulares. Cada género tem seis padrões diferentes, aos quais se juntam seis padrões de canção que formam um conjunto total de 66. A velocidade em batidas por minuto é controlável por um potenciómetro dedicado, e pode ser definida de 40 bpm até 240 bpm. Apresenta ainda um afinador para a última corda, definido para afinar em Mi.

Quanto a conexões, a Apache Bass Series vem equipada com a típica saída de jack 6,35 mm para ligar os instrumentos a um amplificador, assim como uma saída dedicada para auscultadores para uma utilização mais silenciosa. Quando são conectados auscultadores a esta saída, o sinal é cortado para que não seja debitado som do altifalante. Apresenta ainda uma entrada auxiliar que permite ligar fontes de áudio externas ao equipamento, como leitores de CD ou de MP3.

Os instrumentos da Apache Bass Series funcionam com seis baterias de tipo AA, que possibilitam até 26 horas de operação no caso de baterias alcalinas. Vêm incluídos com os baixos um estojo mole e correia.

O representante oficial da marca VOX em Portugal é a Caius Music II.

EGITANA

fender