VOX Apache Series

Timóteo Azevedo

A VOX apresentou uma nova série de guitarras na recente edição de verão da NAMM 2012. A Apache Series apresenta dois novos modelos, Apache I e Apache II, que são definidas pela VOX como guitarras de viagem.

A Apache Series testemunha o regresso de dois antigos estilos de corpo, Teardrop e Phantom. Estes estilos apareceram pela primeira vez no princípio da década de 1960, e são recuparadas agora, meio século depois. Um facto que está dentro do que parece ser uma tendência recente entre os fabricantes, recuperar velhas glórias vintage com características actualizadas.

A característica que mais se destaca nestas guitarras é o facto de terem um amplificador de altifalante duplo incorporado no corpo da guitarra. Com cones de 3″ da VOX, o amplificador de aproximadamente 0,7 watts de potência oferece a escolha entre um tom limpo ou saturado, com controlo sobre o ganho, tom e volume. O amplificador é alimentado por seis pilhas alcalinas AA, que de acordo com a marca conseguem proporcionar até 26 horas de som.

Para além do amplificador, a Apache Series tem uma caixa de ritmos incorporada. Os padrões estão divididos por 10 géneros, onde encontramos 8 beat, 16 beat, tercinas, compassos irregulares, rock/metal, blues, jazz/funk/country, reggae, dance e um modo de canção. Cada género tem seis padrões diferentes, com o padrão para canção a extender-se por vários compassos, para um total de 66 padrões de ritmo diferentes. Um potenciómetro controla as batidas por minutos do padrão, definíveis entre 40bpm e 240bpm, enquanto que outro controla o volume da reprodução e a mistura com o som da própria guitarra. Também encontramos um afinador incorporado, definível para ter como referência o Mi grave ou o Mi agudo.

O corpo de ambos os modelos é feito de basswood (tília), em que os acabamentos disponíveis são White, Seafoam, Salmon Red e Sunburst de 3 tons (ilustrado) para a Apache I. Para a Apache II, temos como acabamentos White, Seafoam (ilustrado), Salmon Red e Black. O braço é de maple, onde encontramos uma escala em rosewood (pau-rosa) com 610mm de comprimento e 22 trastes. O cravelhame e os potenciómetros têm todos um aspecto vintage, o que só reforça a estética de eras passadas da Apache Series.

Ainda a nível de electrónica, o som é captado por um único pickup single-coil. Uma saída para auscultadores desliga os altifalantes e permite ensaiar em condições em que não se possa fazer muito ruído. Uma entrada de auxiliar permite ligar um leitor de mp3, um leitor de CD ou qualquer outra fonte de áudio às guitarras, para se conseguir tocar com outros acompanhamentos. A saída de instrumento permite ligar a Apache I e a Apache II ao um amplificador convencional, passando a funcionar como uma guitarra eléctrica normal.

A nova VOX Apache Series é uma solução portátil para músicos móveis, com alma de trovador. Uma guitarra que é um pacote bastante completo, apropriado quer para estudantes e iniciantes, quer para músicos mais experientes experimentarem ideias enquanto estão na estada ou para aquecerem nos bastiadores antes de um concerto. Cada guitarra vem com uma correia e um saco de transporte, e ao contrário de alguns dos brinquedos da nossa infância, vem com pilhas incluídas!

O representante oficial da VOX em Portugal é a Caius Music II.

EGITANA