Vox: Os Novos Amps e Guitarras Para 2021

Vox: Os Novos Amps e Guitarras Para 2021

Redacção

A Vox tem novos ‘goodies’ para este ano: guitarras eléctricas Bobcat semi-hollow agora com Bigsby e duas opções de amplificadores digitais super portáteis – a série Mini-Go e os amplificadores-auscultadores VGH.

Comecemos pelas novas guitarras da Vox: a V90 e a S66, agora disponíveis com Bigsby. Ambas têm construção e especificações semelhantes, com um corpo semi-hollow em maple e um bloco central em abeto com um sistema de alívio de peso para ajudar a reduzir o feedback. O braço em mogno é colado ao corpo, com uma placa em ébano no topo com 22 trastes. Ambas estão equipadas com afinadores Grover e as opções de acabamento incluem Azul Safira e Preto.

A grande diferença entre estes dois modelos são os pickups e a electrónica. A V90 tem um pickup dual Vox V90 controlado por dois parâmetros de volume e dois de tone, além de um selector de captação de três vias. Já a S66 apresenta uma configuração triple-single-coil, com os seus pickups controlados através de parâmetros de volume individuais e um selector de três vias. Utilizando os controlos de volume e o selector pode aceder-se a uma variedade de combinações de pickups.

No departamento dos amplificadores, a nova série Mini-Go chega em três versões: Mini Go 50, Mini Go 10 e Mini Go 3. Este último é naturalmente o mais pequeno dos três. Com um altifalante de 5 polegadas, é um amp “take-it-anywhere” que pode ser alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis. Tem uma caixa de ritmos para servir de acompanhamento e inclui uma entrada de microfone, entrada AUX e a importante entrada para auscultadores.

Os dois restantes têm tudo isto e um pouco mais. Ambos têm um looper incorporado, sendo que o Mini Go 10 tem um altifalante de 6,5 polegadas de 10 watts com saída ajustável e o Mini Go 50 um altifalante de 8 polegadas de 50 watts igualmente com saída ajustável. Há também efeitos à disposição, sejam modelos de amps ou um vocoder. O Mini Go 50 é totalmente programável, pelo que podes guardar os sons de que necessitas para um acesso fácil.

De resto, tanto o Mini Go 10 como o 50 podem ser usados inclinados para melhorar a projecção sonora ou para serem usados como monitores, sendo que a caixa de ritmos e o looper podem ser controlados através do footswitch VFS3.

Vox Go 10

Concluímos com o não menos importante VGH Headphones Amplifier, com três modelos à escolha: AC30, Rock e Bass. Nos AC30 e Rock há reverb, chorus e delay, enquanto o conjunto Bass tem compressão incorporada. A Vox garante que os circuitos de amp são concebidos em torno da tecnologia de reactores de válvulas que assegura uma dinâmica realista, orgânica e, em última análise, semelhante a um amplificador. Existem controlos para Gain, Tone, Volume e Efeito e um Switch para colocar o circuito de amp em standby.

Os auscultadores são fechados, segundo a técnica desenhada pela Audio-Technica, com almofadas auriculares rotativas para que os possas arrumar facilmente, incluem um aux in e são alimentados por um par de pilhas AAA. Podes saber tudo sobre estes novos produtos aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA