VOX StompLab IG e StompLab IIG

Timóteo Azevedo

A VOX Amplification lançou uma nova série de processadores multi-efeitos. Os StompLab IG e StompLab IIG apresentam muitas opções de emulações de efeitos e equipamentos, com alguns dos efeitos a serem retirados da série de amplificadores de emulação Valvetronix+ e do pedal multi-efeitos ToneLab EX, ambos da VOX.

 Os pedais estão equipados com conversores A/D e D/A que funcionam a 24-bit. O número total e efeitos e emulações é de 103 no StompLab IG e de 104 no StompLab IIG. Os efeitos dividem-se em 8 pedais, com possibilidades como compressor, wah ou octaver; 44 amplificadores, com escolhas que vão desde os tons mais limpos a mais saturados, e onde encontramos emulações dos amplificadores da VOX AC4, AC15, AC15TB, AC30TB, AC30HH, Crunch e AC30BM; 18 efeitos de ganho, com efeitos de distorção, overdrive e fuzz, entre este último efeito encontramos uma emulação do pedal de fuzz VOX Tone Bender; 12 colunas, com várias opções de tamanho e número de altifalantes, assim como emulações das colunas dos amplificadores AC15, AC30 e AD120TX; 17 efeitos de modelação, com chorus, flanger, phaser, pitch shifter, delay, eco e outros; 3 tipos de reverberação e um efeito de redução de ruído.

Os vários efeitos estão distribuídos por 10 categorias de programa por estilo musical, cada uma com 10 timbres diferentes. Esta divisão pretende oferecer um acesso mais rápido a timbres específicos para os utilizadores mais inexperientes, que podem sentir-se confundidos com a quantidade de efeitos. As categorias dividem-se em Ballad, Jazz/Fusion, Pop, Blues, Rock&Roll, Rock, Hard Rock, Metal, Hard Core e Other, estando ainda disponíveis 20 programas onde o utilizador pode gravar os seus próprios tons.

Podem ser usados até 8 efeitos simultaneamente. Com o StompLad IIG, podemos controlar o volume ou o wah com o pedal de expressão em tempo real, assim como outros parâmetros dos vários efeitos. O StompLab IG e IIG também têm um afinador cromático incorporado, com uma função de mute que permite afinar o instrumento em silêncio. O afinador pode ser calibrado para ter como referência uma frequência entre 438Hz e os 445Hz.

Os circuitos estão protegidos por um casco metálico, reminiscente dos antigos pedais de wah da VOX. A saída dos processadores permite que os pedais sejam ligados a um amplificador ou a auscultadores, possibilitando a sua utilização continuada mesmo em situações que requerem mais silêncio.  

A alimentação de energia para o StompLad IG e o StompLab IIG pode ser feita ou por 4 baterias AA DC 9V ou através de um transformador AC. Cada unidade traz baterias incluídas, mas o transformador tem de ser adquirido à parte.

 

O representante oficial da VOX em Portugal é a Caius Music II.

EGITANA