Quantcast


Yamaha Corporation comemora 125 anos de história

Yamaha Corporation comemora 125 anos de história

Timóteo Azevedo

A Yamaha Corporation comemora neste mês de Outubro 125 anos de história na fabricação de instrumentos musicais. Para comemorar a ocasião, a marca divulgou um novo logótipo e slogan comemorativos, e iniciou um período de várias iniciativas que se estenderam entre Outubro de 2012 e Setembro de 2013.

Fundada em Outubro de 1887 por Torakusu Yamaha, sob o nome Nippon Gakki Seizo Kabushiki Gaisha (literalmente, Corporação de Manufactura de Instrumentos Musicais do Japão), a empresa que viria a ser a Yamaha Corporation começou com a produção de pianos e órgãos de lâminas. Torakusu Yamaha foi estimulado pelo interesse pela cultura ocidental que surgiu no Japão da era Meiji, em particular pela música clássica, e fundou a companhia com o objectivo de produzir instrumentos de qualidade. Ao longo da sua história, a empresa tornou-se um conglomerado com actividade em inúmeros sectores para além dos instrumentos musicais, oferecendo produtos para áreas tão variadas como o audiovisual, equipamento desportivo, robótica ou motociclismo.

O novo logótipo comemorativo foi desenhado por Neville Brody, que sobre o design declarou “A abordagem geométrica reflecte o aspecto de puro design dos produtos da Yamaha. Os blocos de construção modular representam todas as diferentes facetas da Yamaha através das épocas. O design também dá a sensação e sugere as teclas de um piano, as linhas numa pauta musical, o ritmo e a harmonia.”

A acompanhar a nova imagem está o slogan “125 of Passion & Performance”, que remete para a filosofia da marca em criar produtos que inspirem Kando, uma palavra japonesa cuja tradução é algo parecido com um estado de espírito de profunda inspiração, entusiasmo e gratificação.

As iniciativas de comemoração incluem uma série de campanhas de promoções e descontos nos produtos da Yamaha, entre as quais se destaca a oferta de vales de desconto para as baterias electrónicas da série DTX (até dia 31 de Outubro) e o Yamaha Piano Plano “Renovar”, que facilita a aquisição de um piano acústico de maior qualidade (até 15 de Janeiro de 2013). A comemoração também tem passado pelo lançamento do que será um total de 125 novos produtos ao longo de 2012, com a nova série de pianos de cauda CX a ser o próximo produto apresentado. O lançamento mundial da série de pianos de cauda CX está marcado para dia 12 de Outubro, com uma oferta de seis modelos diferentes.

“Hoje, tal como em tempos passados, a Yamaha continua a perseguir o ideal do Kand?, uma palavra japonesa que significa um estado de espírito inspirado”, declarou Mitsuru Umemura, presidente e director representativo da Yamaha Corporation. “Uma vez que o nosso trabalho se concentra a 100% na criação de Kando, acredito que devemos estar entre as pessoas mais afortunadas e felizes do mundo. […] À medida que avança para a próxima geração, a Yamaha orgulhar-se-á das suas concretizações, mas não deixará de explorar o universo do som e da música.”