Yamaha Piano Digital DGX-670

Yamaha Piano Digital DGX-670

Redacção

O DGX-670 da Yamaha é um piano digital que permite tocar piano a solo ou com outros instrumentos. A juntar à alta qualidade, os Estilos com Acompanhamento Automático garantem acompanhamento para um leque alargado de géneros musicais incluindo pop, R&B, e Jazz.

No novo Yamaha DGX-670, é possível exibir a partitura no ecrã para auxiliar no estudo, conectar com um dispositivo móvel, ligar um microfone e outros equipamentos, e descobrir muitas outras formas de apreciar a música com este instrumento repleto de funcionalidades. O piano de concerto da Yamaha é capaz de proporcionar uns agudos brilhantes e uns graves poderosos e vibrantes, combinados num som capaz de se projectar ao mais ínfimo recanto de qualquer sala de concertos. O DGX-670 permite desfrutar de cada uma das partes desse controlo de expressão. Vamos ao press…

Num piano de cauda, as cordas e o som vibram através do corpo do instrumento, produzindo uma sensação de espaço que envolve o ouvinte. Não são somente as cordas que estamos a tocar que vibram, mas também as restantes que reagem e vibram. Esta é uma das razões pela qual o som do piano é tão complexo e rico. Este fenómeno é reproduzido com precisão através da Virtual Resonance Modeling (VRM), que simula os vários estados das cordas para cada uma das 88 notas do teclado, dum momento ao outro, oferecendo uma expressão vívida e com ricas variações que reflecte a diversidade ilimitada de factores inerentes a tocar um piano – tais como, quais as teclas que foram tocadas, a intensidade com que foram tocadas e a pressão que foi aplicada nos pedais.

Controlos simples e intuitivos permitem-nos escolher entre diferentes pianos e outros sons de outros instrumentos. Podemos sentir a acústica de uma sala de ensaios, de um palco, de uma catedral e outros locais de concertos, e até que ponto a abertura da tampa superior do piano pode proporcionar diferentes sensações e diferenças subtis no som. O teclado GHS (Yamaha Graded Hammer Standard) proporciona uma acção pesada, com um toque mais pesado na zona dos graves e mais leve na zona dos agudos, tal como os martelos de um piano acústico. Ideal para aqueles que aspiram a ser pianistas, praticar com a acção do teclado GHS ajuda a construir a técnica necessária para o momento em que tivermos que tocar num piano acústico.

O sistema de duas vias está equipado com altifalantes redondos, com 12cm, capazes de médios e graves impressionantes e um tweeter para uns agudos deslumbrantes. O som de piano foi concebido para ser envolvente para quem está sentado no banco e o acompanhamento foi optimizado para ter presença. Ao utilizar auscultadores, o Stereophonic Optimizer permite ao utilizador sentir o som com a dispersão que se ouve quando se senta em frente de um piano acústico. Com o Stereophonic Optimizer, as amostras gravadas dos pianos acústicos parecem vir do corpo do instrumento. Esta capacidade permite uma experiência natural e confortável capaz de anular as desvantagens de tocar com auscultadores.

O DGX-670 está equipado com Adaptive Style (Estilo Adaptativo), uma função que analisa automaticamente a nossa forma de tocar em tempo real e ajusta o acompanhamento para se adequar à música que estamos a tocar. Se tocarmos com mais intensidade, o Adaptive Style vai aumentar o volume do acompanhamento; se tocarmos de forma mais melodiosa e menos intensa, o Adapitve Style vai ajustar-se para ir ao nosso encontro. O acompanhamento reage sempre de acordo com o que estivermos a tocar, conferindo a cada música a sensação de estarmos a tocar ao vivo.

E quando for necessário simplificar e dar ênfase ao instrumento que estamos a tocar, basta pressionar um botão para simplificar o acompanhamento ao ponto de ficar apenas com o ritmo e o baixo – Simple Style – acompanhamento simplificado.

+ CARACTERÍSTICAS

A função Smart Chord permite tocar como um profissional, mesmo que ainda estejamos numa fase inicial de aprendizagem. Apenas com um dedo da nossa mão esquerda, o Smart Chord vai criar acordes completos, desde tríades simples ao estilo pop a acordes complexos de jazz com sétimas e nonas. Os acompanhamentos automáticos criam o resto da nossa banda virtual, para que a nossa preocupação seja apenas a música.

De resto, as funções Unison (Uníssono) e Accent (Acentuação) abrem um novo mundo de capacidades de expressão. No caso da função Unison, podemos tocar uma frase enquanto pressionamos o pedal e os restantes instrumentos do estilo vão tocar em uníssono consigo. Esta função permite tocar frases importantes que encontramos em músicas icónicas ou então criar as nossas próprias frases para a banda acompanhar. A função Accent permite que certas notas sejam acentuadas ritmicamente apenas tocando com mais intensidade.

Equipado com 630 sons variados e de alta qualidade que incluem uns espantosos pianos, pianos eléctricos, órgãos, brass, strings, percussão e muito mais. Desde saxofones que reproduzem na perfeição a respiração até às guitarras que dão a sensação de serem tocadas de verdade e um som de cordas suave e vibrante, o DGX-670 consegue reproduzir os sons com a atenção ao mais ínfimo detalhe de forma impressionante. Graças à aclamada tecnologia Super Articulation, as características particulares de cada instrumento são reproduzidas com um detalhe incrível de cada vez que tocamos.

É também possível reproduzir músicas no sistema de som do DGX-670 utilizando um dispositivo externo equipado com Bluetooth. Podemos desfrutar desta função ou acompanhar as nossas músicas favoritas a partir do um dispositivo móvel. Há ainda a aplicação Yamaha Chord Tracker para iPhone e iPad, útil para ensaios e interpretações ao vivo ao extrair a sequência de acordes a partir de uma música, no formato áudio, armazenada no nosso dispositivo móvel. (A Yamaha informa porém que esta função não é compatível com músicas de serviços de subscrição ou serviços de streaming. Os ficheiros de áudio devem ser adquiridos legalmente).

Uma vez que é possível ligar um microfone a este instrumento e as letras das canções podem ser exibidas no ecrã, podemos cantar ao mesmo tempo que tocamos ou ao cantar com um instrumental reproduzido pelo teclado. Para além disso, é possível aplicar na voz vários efeitos com qualidade de estúdio tais como o “chorus”. Também é possível suprimir a pista da voz dos ficheiros áudio, permitindo-nos assim cantar com (ou em vez de!) os nossos artistas ou grupos favoritos, para maior diversão. Os ficheiros áudio (formato WAV) que estejam num dispositivo externo de armazenamento USB podem ser reproduzidos no instrumento. Também é possível gravar as nossas prestações em áudio para um dispositivo de armazenamento externo USB, o que facilita depois a edição das nossas gravações num computador, e/ou a partilha na Internet.

As aulas incluídas são uma forma divertida de aprender e dominar qualquer música, com a partitura a ser mostrada no ecrã. Por exemplo, quando se pratica a parte da mão direita, o instrumental de apoio da mão esquerda e todas as outras partes vão aguardar até tocarmos as notas da forma correcta. Isto permite-nos praticar as melodias e as frases das músicas facilmente – mesmo para um principiante. Por fim, podes juntar também o suporte (L-300) e a unidade de pedais ao estilo de um piano acústico (LP-1) para uma experiência mais confortável.

Dispara o play para veres o Yamaha DGX-670 em acção. Mais informações aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA