Yamaha lança dois novos modelos do sistema portátil de PA STAGEPAS

Timóteo Azevedo

A Yamaha lançou dois novos modelos do sistema portátil de PA STAGEPAS. Os novos STAGEPAS 400i e 600i oferecem a mesma portabilidade dos modelos anteriores, a que acrescentam mais potência, melhor área de cobertura, um novo desenho de caixa acústica e novas funções na mesa de mistura amovível.

Apresentados como os sucessores dos modelos STAGEPAS 300 e 500, os novos STAGEPAS 400i e 600i debitam som com potências de 400 Watt e 680 Watt, respectivamente. O som é debitado através de dois altifalantes, um woofer com 8″ de diâmetro e um tweteer de 1″ no caso do 400i. No STAGEPAS 600i, as medidas dos altifalantes são 10″ e 1.4″. A caixa acústica foi redesenhada, permitindo ao sistema uma maior área de cobertura na transmissão do som. O ângulo de cobertura horizontal é 90°, sendo o vertical de 60°. A caixa inclui também um orifício para instalar as colunas em postes, com o sistema de segurança StageLok.

A mesa de mistura amovível também apresenta alterações, onde encontramos novidades ao nível das funções. Os canais passam a poderem ser comutados entre mono e estéreo, com os canais estéreo a poderem funcionar como dois canais mono. A mesa do 400i apresenta oito canais, com quatro entradas mono (com capacidade de aceitar sinais de linha) e duas estéreo divisíveis em quatro canais mono. Na mesa do 600i, o número de canais ascende a dez, divididos nos mesmos quatro canais monos da 400i mas com três canais estéreo, que se podem tornar seis canais mono. A equalização de canal no 400i é de duas bandas, e no 600i de três. A mesa apresenta uma nova ligação dedicada ao iPod e iPhone, que carrega simultaneamente o aparelho. Os canais também têm alimentação phantom +48V, o que permite ligar microfones de condensador ao sistema.

Os canais também apresentam um selector de alta impedância, permitindo ligar instrumentos electricamente amplificados directamente na mesa sem necessidade de um conversor externo, como uma DI box. A mesa também tem uma saída de monição, permitindo enviar sinal a outras colunas activas para expandir o sistema. Para além disso, existe uma saída dedicada para subwoofer, que uma vez ligado activa automaticamente um filtro-passa alto.

Entre as novas funções encontramos ainda um potenciómetro de equalização geral denominado 1-Knob Master EQ. À medida que se roda o potenciómetro, este ajusta a equalização geral da mistura para várias situações, do discurso falado a vários estilos musicais. Esta função também apresenta uma capacidade de reforço virtual de graves, após um determinado ponto. Ainda nas novas funções, a mesa de mistura vem equipada com um supressor de feeback. O sistema funciona com processamento digital de sinal que controla a distorção de saída mesmo a níveis de volume elevados. Além disso, o sistema tem incorporado de um limitador que protege os componentes vitais de maneira a prolongar a longevidade de operação.

A nível de efeitos, os STAGEPAS 400i e 600i apresentam quatro tipos de reverberação digital SPX. Os tipos de reverberação distribuem-se em plate, room, hall e echo. A reverberação pode ser activada ou desactivada através de um footswitch externo, um equipamento opcional. Os STAGEPAS 400i e 600i trazem incluídos um painel de cobertura para a parte traseira da coluna onde não está arrumada a mesa de mistura, um par de cabos de coluna com 6 metros, um cabo de alimentação com 2 metros e uma dúzia de pads antiderrapantes.

EGITANA