Quantcast


Yamaha, o Poderoso MONTAGE

Yamaha, o Poderoso MONTAGE

Redacção

O novo e poderoso sintetizador topo de gama da marca. Descobre todas as características.

A marca refere orgulhosamente em press: «Desde o revolucionário DX7 nos anos 80, até à lendária série MOTIF, a Yamaha tem vindo a estabelecer padrões na indústria com a sua sintetização FM e AWM. É altura de as diferentes gerações se encontrarem: com o MONTAGE, a Yamaha apresenta um sintetizador topo de gama que redefine o género, para utilização em palco e em estúdio. O seu motor de Sintetização de Controlo de Movimento, combinando os Geradores de Sons FM-X e AWM2 com controladores, que permitem uma nova e mais complexa interação com os sons e sua manipulação, fazem do MONTAGE um dos sintetizadores mais flexíveis de todos os tempos. Este instrumento é, também, dirigido para todos os compositores e teclistas e vem equipado com 61 ou 76 teclas com ação de sintetizador e também com 88 teclas com ação de martelo de piano».

Fusão do AWM2 e do FM-X – o Motor de Sintetização de Controlo de Movimento. O Motor de Sintetização de Controlo de Movimento do MONTAGE reúne dois sistemas de geradores de sons lendários. Ao combinar o AWM2, com a sua Sintetização Subtrativa com base em Ondas Sonoras, e o FM-X, uma versão moderna do sintetizador FM e as suas raízes lendárias, é criada uma expressividade única. Com o FM-X, o novo MONTAGE baseia-se no mais poderoso motor FM de todos os tempos. Esta geração sofisticada de geradores de som, que segue a tradição dos sintetizadores lendários dos anos 80, continua a oferecer um dinamismo, garra e fascínio únicos. Com oito Operadores, 88 Algoritmos e sete Formas Espectrais, o MONTAGE oferece um poder tremendo. Em comparação, o lendário DX7 da Yamaha de 1983 tinha seis Operadores, 32 Algoritmos e simples ondas em forma de sino. Com os Spectral Skirt e Spectral Resonance o FM-X também permite o alargamento da curva harmónica e a alteração entre picos de harmonia. Juntamente com Filtros, EQ, um adicional LFO Comum e a sua seção de efeitos, permite que uma nova dimensão de design de som seja gerada pelo FM. O MONTAGE oferece uma polifonia de 128-notas em stereo com mais dez vezes de capacidade de Ondas Sonoras do que o MOTIF XF. Através desta arquitetura de som avançada, podem ser utilizados mais Samples por instrumento, o que permite um som verdadeiramente autêntico sem perder as suas nuances. Ambos os motores podem ser tocados num teclado com até 16 Zonas e Camadas numa pista do MONTAGE.

Yamaha MONTAGE 8, o modelo de 88 teclas.

Yamaha MONTAGE 8, o modelo de 88 teclas.

O MONTAGE oferece um controlador completamente novo para uma manipulação do som mais intuitiva. Com a ajuda do Controlador de Movimento é possível criar sons únicos, poderosos e dinâmicos. Esta capacidade é assegurada pela interação com o Super Knob, o Sequenciador de Movimentos e o Envelope Follower.

Super Knob – O Super Knob pode controlar um ou vários parâmetros, de qualquer forma que consiga imaginar, sem qualquer paralelo. Isto permite manipular criativamente o som com um único toque do Controlador. Até mesmo a natureza de um desempenho pode facilmente ser alterada de quente e atmosférica para algo com mais garra e ritmo.

Sequenciador de Movimentos – O novo Sequenciador de Movimentos permite influenciar um Desempenho em sincronização com o Tempo. Exatamente ao mesmo tempo é possível manipular qualquer parâmetro de um sintetizador e, assim, criar um som particularmente dinâmico.

Envelope Follower – O Envelope Follower emprega um sinal áudio como fonte para um controlo dinâmico dos parâmetros. Por exemplo, um drum loop pode controlar os seus próprios parâmetros de efeitos em sincronização com a batida ou com gravações de vozes que podem gerar um “sintetizador falante” – criatividade sem fronteiras!

Biblioteca de Sons Compreensiva. Enquanto ferramenta de composição, o MONTAGE vem equipado com uma compreensiva biblioteca de sons cujas predefinições abarcam um espectro alargado de sons – desde a reprodução de instrumentos reais até sons sintetizados. Um ponto alto para os pianistas: na biblioteca de sons, vem incluído o som de um Grande Piano de Cauda CFX da Yamaha. Para além disso, a imagem virtual de um Piano de Cauda Imperial da Bösendorfer encontra-se disponível para download gratuito a partir de yamahasynth.com durante o período de lançamento deste instrumento. Ambos os instrumentos foram elaborados com base em samples de som testados para a maior capacidade de tocar possível. A biblioteca de sons do MONTAGE também apresenta uma nova variedade de instrumentos de madeira e metal e uma extensa colecção de cordas. A colecção de sons do MONTAGE também inclui sons sintetizados dos produtos das famílias DX e TX. Até é possível importar Sons destes modelos lendários através de um programa de software especial para conversão. Para além disso, o MONTAGE também permite carregar ficheiros de sons dos MOTIF ES/XS/XF. O MONTAGE oferece uma Memória Flash de velocidade elevada para os seus próprios Samples e Bibliotecas de Sons Sintetizados.

Ligação Direta de USB a PC, Macintosh & iPad. No estúdio, o MONTAGE pode ser ligado ao seu computador Macintosh ou Windows através de um simples cabo USB. Graças à arquitetura compatível a nível de drivers, não é necessário qualquer tipo de instalação complexa; o MONTAGE fornece diretamente os seus canais áudio com 24-bit/44.1 kHz. Assim sendo, 16 canais stereo podem ser enviados para o seu DAW. Se preferir optar por uma frequência mais elevada de 192 kHz, existem ainda quatro canais stereo que pode ligar ao MONTAGE via USB. Para além disso, todos os dados MIDI também são transmitidos por USB. Enquanto alternativa a computadores portáteis ou desktops, o MONTAGE também pode ser utilizado em conjunto com os dispositivos móveis iOS da Apple, tal como o iPhone ou o iPad.

Todos os modelos apresentam quatro saídas áudio analógicas equilibradas (2x stereo) e duas entradas de áudio analógicas. Assim, guitarras, microfones e outros dispositivos de reprodução podem ser ligados ao MONTAGE para terem os seus sinais afinados graças aos efeitos internos do instrumento. As saídas de áudio analógicas de todas as variantes do MONTAGE foram concebidas como saídas equilibradas, apresentando conversão de “Circuitos Analógicos Puros”. Esta tecnologia foi desenvolvida para converter o sinal do digital para o domínio analógico sem perda de definição e força.