Yamaha Revstar

Yamaha Revstar

Nero

A nova gama de guitarras inspira-se nas clássicas motos Café Racer e revoluciona parâmetros de fabrico da marca com mais de uma década!

A nova gama de guitarras eléctricas Revstar introduz um novo conceito de design, naquilo que é a maior actualização à forma clássica do corpo de guitarra Yamaha em mais de uma década. O novo design é o culminar de três anos de desenvolvimento que, como é hábito na marca, incorpora informação de múltiplas entrevistas e opiniões de artistas profissionais, profissionais da indústria musical e amantes da guitarra em Londres, Los Angeles e Tóquio. O conceito visual abraça aquele clássico e simplificado das personalizadas motorizadas Café Racer, populares na Londres dos anos 60.

O modelo topo de gama RSP20CR é feito no Japão com componentes personalizados que aderem totalmente ao conceito Café Racer. Os pickguards de cobre desgastam-se ao longo do tempo que a guitarra é naturalmente tocada, criando um visual único para cada músico. Componentes cuidadosamente escolhidos e calibrados e a singular tecnologia Initial Response Acceleration (I.R.A. - Resposta Inicial Acelerada) da Yamaha dão-lhe um som amadurecido e acção facilitada desde o primeiro dia.

O modelo topo de gama RSP20CR, feito no Japão, adere totalmente ao conceito Café Racer. Os pickguards de cobre desgastam-se ao longo do tempo que a guitarra é tocada, criando um visual único para cada músico. A singular tecnologia Initial Response Acceleration (I.R.A. – Resposta Inicial Acelerada) da Yamaha permite um som amadurecido e acção facilitada desde o primeiro dia.

Como principais características, as fontes oficiais da marca referem uma construção set-neck e pickups exclusivamente projectados para a gama Revstar, para produzir um som prenchido e brilhante. A Yamaha criou os novos pickups para atingir a melhor performance em cada modelo, testanto mais de 50 protótipos para definir as melhores combinações de fios, bobines, magnetismo e armação. A RS420 e os modelos de topo estão equipados com o singular e útil Dry Switch.

A Yamaha explica o novo Dry Switch: «Desenhado especificamente para as Revstart, permite a versatilidade de um coil split com um som que vai muito além disso. Usando um filtro de circuito passivo desenhado minuciosamente para obter resposta de frequências perfeita, o Dry Switch filtra as frequências graves para conseguir o ataque e clareza de um pickup single coil sem o inevitável ruído e vazio sonoro tantas vezes associado à divisão de pickups humbuckers. E como é um filtro de circuito, o Dry Switch funciona tanto nos humbuckers como P90s para um som útil e singular».

Abre a galeria em baixo para conferir os oito modelos.

Outra tecnologia inovadora é a IRA (Initial Response Acceleration). A Yamaha tomou em consideração algo meio místico, meio físico e explica: «Após anos a tocar na mesma guitarra, esta adapta-se ao estilo do guitarrista. Leva tempo para que uma nova guitarra se adapte ao seu jeito de tocar. A tensão entre acabamentos, madeiras, corpo, braço, escala, nut, ponte, etc., deve ser liberta antes de todos os componentes poderem ressoar conjuntamente como um instrumento. Leva tempo e muitas horas a tocar para que isto aconteça. Usando a tecnologia IRA, a tensão como aquela entre acabamento e madeira é liberta pela aplicação de vibrações específicas às guitarras já construídas. Assim que este tratamento está completo, a guitarra responde com precisão à prestação do guitarrista e produz som com maior facilidade. Também reduz o tempo necessário para que a guitarra se adapte ao seu estilo de tocar».

Para já, as Revstar estão em Portugal, exclusivamente, na loja Musifex. Mais info específica de cada um dos modelos da gama no site oficial (em português). No vídeo em baixo, o modelo topo de gama em acção.